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dc.contributor.advisorPeroni, Vera Maria Vidalpt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Cristina Maria Bezerra dept_BR
dc.date.accessioned2021-05-04T04:28:06Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/220518pt_BR
dc.description.abstractEsta Tese está vinculada ao Grupo de Pesquisa Relação Público Privada na Educação (GPRPPE/PPGEDU/UFRGS) que, em termos gerais, constitui-se por uma investigação acerca das implicações das parcerias público-privadas para a democratização da educação em países latino-americanos: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Uruguai e Venezuela, dada a expansão das mesmas no campo educacional. O objetivo, portanto, foi analisar a materialização do programa Formar – curso Gestão Para Aprendizagem (GPA) no sistema público de educação básica de Alagoas, assim como o deslocamento da gestão democrática para o modelo gerencial e suas implicações à democratização da educação pública alagoana. O recorte temporal da pesquisa foi de quatro anos (2016 – 2020), e o lócus, na Rede Estadual de Educação Básica de Alagoas. A abordagem metodológica, de natureza qualitativa, utilizou o materialismo histórico dialético, o que permitiu, por meio da pesquisa documental, conhecer e analisar as práticas dos sujeitos envolvidos com a Fundação Lemann (FL) e como ela se materializa nos sistemas de educação básica pública especificamente em Alagoas. Foi utilizada a pesquisa documental como principal caminho metodológico para a coleta e análise de dados que permitiram responder à questão central desta tese, envolvendo, entre outros, os sites de organizações com ou sem fins lucrativos que compõem a rede de relações da Fundação Lemann: editais, termo de parceria, legislação estadual e federal, vídeos, bibliografias, conteúdos do Curso Gestão Para Aprendizagem e registros de eventos. Para melhor ratificar as informações obtidas nos documentos, também aconteceram entrevistas semiestruturadas, dirigidas aos/às gestores/as da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), ao Sindicato dos/as Trabalhadores/as em Educação (Sinteal) e à representante do magistério estadual no Conselho Estadual de Educação (CEE). Quatro momentos fundamentais são demarcados na construção da Tese. O primeiro consistiu na definição dos conceitos e categorias que auxiliaram no percurso deste trabalho. O segundo momento permitiu conhecer as organizações Lemann que fortalecem o projeto neoliberal de controle da educação brasileira. O terceiro compreendeu o aprofundamento sobre o Programa Formar e o conteúdo do curso GPA. O quarto momento foi dedicado ao entendimento da materialização da FL e do Programa Formar no Sistema Estadual de Educação básica de Alagoas, a institucionalização do gerencialismo e suas implicações para a democratização da educação. Os resultados das análises mostram que existe uma interferência do Terceiro Setor na direção, no conteúdo e na execução das políticas públicas de educação no estado de Alagoas, influenciando no distanciamento da gestão democrática, dando lugar ao gerencialismo que em nada contribui para a democratização da educação básica pública em Alagoas.pt_BR
dc.description.abstractEsta Tesis está vinculada al Grupo de Investigación en Relaciones Público Privadas en Educación (GPRPPE/PPGEDU/UFRGS) que, en términos generales, está constituido por una investigación sobre las implicaciones de las alianzas público privadas para la democratización de la educación en países latinoamericanos: Argentina, Bolivia, Brasil, Chile, Uruguay y Venezuela, dada su expansión en el campo educativo. El objetivo, por tanto, fue analizar la materialización del programa Formar - curso Gestión para el Aprendizaje (GPA) en el sistema de educación básica pública de Alagoas, así como el paso de la gestión democrática al modelo gerencial y sus implicaciones para la democratización de la educación pública alagoana. El marco temporal de la investigación fue de cuatro años (2016 - 2020), y el locus, en la Red Estatal de Educación Básica de Alagoas. El enfoque metodológico cualitativo utilizó el materialismo histórico dialéctico, que permitió, a través de la investigación documental, conocer y analizar las prácticas de los sujetos involucrados con la Fundación Lemann (FL) y cómo ella se materializa en los sistemas públicos de educación básica, concretamente en Alagoas. Se utilizó la investigación documental como principal camino metodológico para la recolección y análisis de datos que permitieron dar respuesta a la pregunta central de esta tesis, involucrando, entre otros, los sitios web de organizaciones con o sin fines de lucro que integran la red de relaciones de la Fundación Lemann: Avisos públicos, convenio de colaboración, legislación estatal y federal, videos, bibliografías, contenidos del Curso de Gestión para el Aprendizaje y registros de eventos. Con el fin de ratificar mejor la información obtenida en los documentos, también se realizaron entrevistas seme-estructuradas, dirigidas a los directivos de la Secretaría de Estado de Educación (Seduc), vos de la Secretaría de Estado de Educación (Seduc), al Sindicato de los Trabajadores en Educación (Sinteal) y al representante del magisterio estatal en el Consejo Estatal de Educación (CEE). Se marcan cuatro momentos fundamentales en la construcción de la Tesis. El primero consistió en definir los conceptos y categorías que ayudaron a lo largo de este trabajo. El segundo momento permitió conocer las organizaciones Lemann que fortalecen el proyecto neoliberal de control de la educación brasileña. El tercero entendió la profundidad del Programa Formar y el contenido del curso GPA. El cuarto momento estuvo dedicado a comprender la materialización de la FL y del Programa Formar en el Sistema Estatal de Educación Básica de Alagoas, la institucionalización del gerencialismo y sus implicaciones para la democratización de la educación. Los resultados de los análisis muestran que hay una interfencia del Tercer Sector en la dirección, en el contenido y en la ejecución de las políticas públicas de educación en el estado de Alagoas, incidiendo en el alejamiento de la gestión democrática, dando paso a un gerencialismo que de ninguna manera contribuye a la democratización de la educación básica pública en Alagoas.es
dc.description.abstractThis Thesis is linked to the Research Group Public Private Relationship in Education (GPRPPE/PPGEDU/UFRGS), in general, is an investigation of the implications of publicprivate partnerships for democratization of education in Latin American: Argentina, Bolivia, Brazil, Chile, Uruguay and Venezuela, because of their expansion in the educational field. It aims to analyze the materialization of the Formar program – Course on Managerialism for Learning (CML) in the public basic education system of Alagoas, as well as the displacement of democratic management to the managerial model and its implications to the democratization of Alagoas public education. The time cut of the research was four years (2016-2020) and the locus in the State Network of Basic Education of Alagoas. The qualitative methodological approach used the dialetical historical materialism, which allowed, through documentary research, to know and analyze the practices of the subjects involved with the Lemann Foundation (LF) and how it materializes in the public basic education system in Alagoas. It was used the documentary research to the data and analysis collection that allowed to answer the central research question, relating to the websites of nonprofit and profit organizations that integrate the network of relations of the Lemann Foundation (LF), examination for civil service, partnership term, state and federal legislation, vídeos, bibliographies, Course on Managerialism for Learning (CML), content and event records. To endorse the informations of the documents, it was conducted semi-structured interviews, addressed to the administrators of the Alagoas Department of Education, the Education Trade Union and the representative of the state teaching in the State Council of Education. Four fundamental moments are demarcated for the Thesis construction. The first one consists on define the concepts and categories that supported the research. The second moment, allowed us to know the Lemann organizations that strengthen the neoliberal project to control the Brazilian education. The third consists a deeper understanding of the Formar Program and the content of the CML. In the fourth moment, the understanding of the materializaiton of the LF, the Formar Program in the Alagoas System of Basic Education, the institutionalization of managerialism and its implication for the democratization of education. The analysis results show that there is an interference of the Third Sector in the direction, content and execution of public education policies in Alagoas, influencing the distancing of democratic management, that it is being replaced to managerialism that definitely does not contribute to the democratization of public basic education in Alagoas.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectParceria público-privadapt_BR
dc.subjectPublic-private partnershipen
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectLemann Foundationen
dc.subjectDemocratizaçãopt_BR
dc.subjectDemocratization of Basic Public Educationen
dc.subjectAlianzas público privadas en educaciónes
dc.subjectFundación Lemannes
dc.subjectDemocratización de la Educación Básica Públicaes
dc.titleO programa formar/curso gestão para aprendizagem da Fundação Lemann como processo de institucionalização do Gerencialismo nas escolas de educação básica alagoana: implicações para a democratização da educaçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001124671pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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