Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorBecker, Maria Luiza Rheingantzpt_BR
dc.contributor.authorSouza, Rosely Maria Daninpt_BR
dc.date.accessioned2021-05-01T05:03:51Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/220409pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como propósito investigar a concepção de autonomia de professores integrantes do Programa Trajetórias Criativas e o que pensam sobre a responsabilidade docente, na construção da autonomia do aluno. A justificativa para o desenvolvimento deste trabalho é considerarmos necessário refletir sobre o conceito de autonomia e o papel do professor em relação ao desenvolvimento pleno do aluno. Para a análise dos dados foram utilizados os referenciais teóricos de Jean Piaget e de Paulo Freire. A metodologia foi desenvolvida dentro de uma abordagem qualitativa estruturada a partir de um estudo de casos múltiplos. Usamos como instrumentos de investigação a observação de campo, incluindo as aulas dos professores pesquisados, e entrevistas semiestruturadas inspiradas no Método Clínico de Piaget. A pesquisa foi realizada em duas escolas integrantes do Programa, tendo como sujeitos onze professores participantes do referido programa. Os resultados evidenciaram três níveis de concepções dos professores pesquisados. No nível I deduziu-se que não há reflexão a respeito do tema e as respostas indicam um posicionamento heterônomo. O nível II, reuniu um grupo maior de professores e em consonância com o senso comum relaciona autonomia com independência do ponto de vista material e prático: saber fazer, conseguir um emprego, aquisição de bens materiais e tranquilidade financeira, com esboços iniciais de incentivo à reflexão e à curiosidade epistemológica. O nível III, o que mais se aproxima da concepção de autonomia de Piaget e Freire, inclui: pesquisa, curiosidade, reflexão, pensamento crítico-reflexivo e ênfase na ação do sujeito na construção do conhecimento. Dos onze professores entrevistados, dez se consideram responsáveis em contribuir para a construção da autonomia de seus alunos.pt_BR
dc.description.abstractThis research aimed to investigate the conception of autonomy of teachers who are members of the Trajetórias Criativas Program, and their thoughts on teacher responsibility in building student’s autonomy. The justification for the development of this work is the consideration of the necessity to reflect on the concept of autonomy and the role of the teacher in relation to the all-round development of the student. For the data analysis, the theoretical frameworks of Jean Piaget and Paulo Freire were used. The methodology was developed using a qualitative approach structured from a multiple case study. Field observation, including the classes of the researched teachers, and semi-structured interviews inspired by Piaget's Clinical Method, were used as investigative instruments. The research was performed in two schools that are part of the program, with a total of eleven teachers. The results showed three levels of conceptions of the surveyed teachers. At level I it was deduced that there is no reflection with respect to the theme and the answers indicate a heteronomous position. Level II brought together a larger group of teachers and, in line with common sense, relates autonomy with independence from a material and practical point of view: know-how, getting a job, acquisition of material goods and financial tranquility, with preliminary attitudes towards encouraging reflection and epistemological curiosity being observed. Level III, the closest to Piaget and Freire's conception of autonomy, includes research, curiosity, reflection, critical-reflective thinking and emphasis on the subject's action in knowledge construction. Of the eleven teachers interviewed, ten consider themselves responsible for contributing to the construction of their students' autonomy.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectAutonomyen
dc.subjectCreative Trajectoriesen
dc.titleO professor e o programa trajetórias criativas na construção da autonomia: uma análise sob as perspectivas teóricas de Jean Piaget e Paulo Freire Porto Alegre 2020pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001124552pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem