Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFischer, Maria Clara Buenopt_BR
dc.contributor.authorCordeiro, Betânia dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2021-04-14T04:26:20Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/219846pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa se insere no campo de estudos Trabalho-Educação e se dedica a identificar, descrever e explicar saberes do trabalho associado implicados na constituição de redes de economia solidária em uma perspectiva autogestionária. Para isso, experiências de trabalhadores e trabalhadoras associados e autogestionários, entendidas como experiências históricas num contexto de luta de classes, foram postas sob análise. A constituição e a consolidação de redes e de cadeias produtivas solidárias têm sido tarefa tomada como estratégica pelos sujeitos da economia solidária. Eles dão vida a redes e cadeias por meio de uma práxis permanentemente tensionada por relações que ora privilegiam o fortalecimento do capital e ora promovem a emancipação do trabalho. No cotidiano de trabalho, esses sujeitos desenvolvem processos de aprendizagem alimentados pela criação, pelo compartilhamento, pela sistematização de saberes do trabalho associado. Desenvolvem processos formativos que, a partir de sua materialidade histórica, contribuem para a criação de uma cultura da produção associada e para a formação dos trabalhadores, individual e coletiva. A pesquisa se realizou tendo como posicionamento de método o materialismo histórico-dialético e como abordagem a observação participante, complementada por entrevistas semi-estruturadas. As principais categorias utilizadas para orientar a análise foram práxis, autogestão, experiência, redes de economia solidária e saberes do trabalho associado. O sujeito privilegiado da pesquisa foi a Cooperativa Central Justa Trama, uma cadeia produtiva solidária do setor têxtil e de confecção que utiliza somente algodão agroecológico. Ela reúne cerca de 500 trabalhadores e trabalhadoras, organizados em seis empreendimentos de economia solidária e que, por meio da autogestão, responsabilizam-se pela execução das principais etapas do processo de produção: plantio do algodão, beneficiamento de fios, tecidos e malhas, confecção de peças de vestuário e outros objetos, produção de acessórios para as peças e de adereços e comercialização dos produtos. Os resultados da pesquisa indicam que o estabelecimento de redes autogestionárias modifica e complexifica os processos formativos vividos e o repertório de saberes exigido desses trabalhadores e trabalhadoras, impactando suas práxis. São apresentados alguns saberes de natureza técnico-produtiva, ético-política e subjetiva identificados na experiência estudada, além de reflexões sobre os processos de criação e de consolidação desses saberes. Também se produz uma síntese conceitual possível do conceito de rede de economia solidária, como forma de contribuir com essa discussão.pt_BR
dc.description.abstractThis research is part of the field of Work-Education studies and is dedicated to identifying, describing and explaining knowledge of the associated work involved in the constitution of solidarity economy networks in a self-managed perspective. For this, experiences of associate workers and self-managers, understood as historical experiences in a context of class struggle, were put under analysis. The constitution and consolidation of solidary networks and productive chains have been taken as a strategic task by the subjects of the solidary economy. They give life to networks and chains through a praxis permanently tensioned by relationships that sometimes favor the strengthening of capital and sometimes promote the emancipation of labor. In their daily work, these subjects develop learning processes fueled by the creation, sharing, systematization of knowledge of the associated work. They develop training processes that, based on their historical materiality, contribute to the creation of a culture of associated production and to the training of workers, individually and collectively. The research was carried out using historical-dialectical materialism as the method and the participant observation approach, complemented by semi-structured interviews. The main categories used to guide the analysis were praxis, self-management, experience, solidarity economy networks and knowledge of associated work. The privileged subject of the research was the Cooperativa Central Justa Trama, a solidary productive chain in the textile and clothing sector that uses only agro-ecological cotton. It gathers around 500 male and female workers, organized in six solidarity economy enterprises and who, through self-management, are responsible for the execution of the main stages of the production process: cotton planting, processing of threads, fabrics and knits, making clothing and other objects, production of accessories for the garments and props and marketing of products. The results of the research indicate that the establishment of self-managed networks modifies and complexes the training processes experienced and the repertoire of knowledge required of these workers, impacting their praxis. Some technical-productive, ethical-political and subjective knowledge identified in the studied experience are presented, as well as reflections on the processes of creation and consolidation of this knowledge. A possible conceptual synthesis of the solidarity economy network concept is also produced as a way to contribute to this discussion.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectKnowledge of associated worken
dc.subjectEconomia solidáriapt_BR
dc.subjectSolidarity economy networksen
dc.subjectAutogestãopt_BR
dc.subjectPraxispt_BR
dc.subjectSelfmanagementen
dc.subjectExperienceen
dc.subjectPraxisen
dc.titleTramas da autogestão : saberes do trabalho associado produzidos na experiência de construção de uma rede de economia solidária autogestionáriapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001124293pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples