Intersubjetividade e interludicidade na escola de educação infantil : encontros e desencontros entre educadora e bebê
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Data
2020Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
O presente trabalho faz uma interlocução entre o campo da psicanálise e da educação infantil. O campo de pesquisa é a escola infantil, o qual foi abordado a partir da sua história de constituição no Brasil, as leis que o atravessam e as relações profissionais na instituição, características que compõem a execução do trabalho com os bebês. O desenvolvimento psíquico, desde os primeiros meses de vida do bebê, é tomado a partir da costura do conceito de intersubjetividade e as contribuições da psi ...
O presente trabalho faz uma interlocução entre o campo da psicanálise e da educação infantil. O campo de pesquisa é a escola infantil, o qual foi abordado a partir da sua história de constituição no Brasil, as leis que o atravessam e as relações profissionais na instituição, características que compõem a execução do trabalho com os bebês. O desenvolvimento psíquico, desde os primeiros meses de vida do bebê, é tomado a partir da costura do conceito de intersubjetividade e as contribuições da psicanálise, enfatizando as valiosas coconstruções subjetivas entre adulto e bebê. No cenário da educação infantil, o educador é o adulto responsável por acompanhar o bebê durante muitas horas do dia, devido à rotina atribulada dos pais; desta forma, estes profissionais são participantes do processo de subjetivação do bebê. A dupla educador da escola infantil e bebê são os protagonistas deste trabalho e a ênfase é analisar as trocas subjetivas entre os mesmos nas cenas do brincar. Um dos indicadores de intersubjetividade, denominado interludicidade, auxilia a destacar a importância da participação do adulto nas cenas do brincar e como coconstruções lúdicas estruturam o psiquismo do bebê. O tema da ludicidade foi explorado no campo da psicanálise e da educação, no intuito de levantar as contribuições de uma área para outra nesta temática. A análise de uma cena lúdica foi escolhida a fim de disparar as discussões sobre encontros e desencontros de uma educadora e um bebê em uma turma de berçário. As reflexões, inicialmente, abordam a potência das coconstruções lúdicas para o desenvolvimento de uma bebê. No segundo ponto de análise foram tomados alguns recortes de falas da educadora para refletir sobre: os obstáculos para a presença da adulta na cena lúdica, os atravessamentos institucionais na rotina da educadora e os desafios da comunicação da mesma com os bebês. Todas as análises levantadas são atravessadas pelo olhar de uma pesquisadora psicanalítica. ...
Abstract
The present work makes an interlocution between the field of psychoanalysis and early childhood education. The research field is the nursery school, which was approached from its history of constitution in Brazil, the laws that go through it and the professional relationships in the institution, characteristics that make up the execution of work with babies. Psychic development, from the baby's first months of life, is taken from the sewing of the concept of intersubjectivity and the contributi ...
The present work makes an interlocution between the field of psychoanalysis and early childhood education. The research field is the nursery school, which was approached from its history of constitution in Brazil, the laws that go through it and the professional relationships in the institution, characteristics that make up the execution of work with babies. Psychic development, from the baby's first months of life, is taken from the sewing of the concept of intersubjectivity and the contributions of psychoanalysis, emphasizing the valuable subjective co-constructions between adult and baby. In the early childhood scenario, the educator is the adult responsible for accompanying the baby for many hours of the day, due to the troubled routine of the parents; thus, these professionals are participants in the baby's subjectification process. The pair of educators from the nursery school and baby are the protagonists of this work and the emphasis is on analyzing the subjective exchanges between them in the scenes of playing. One of the indicators of intersubjectivity, called interludicity, helps to highlight the importance of adult participation in scenes of play and how playful co-constructions structure the baby's psyche. The theme of playfulness was explored in the field of psychoanalysis and education, in order to raise contributions from one area to another in this theme. The analysis of a playful scene was chosen in order to trigger discussions about encounters and mismatches between an educator and a baby in a nursery class. As reflections, bulletins, address the power of playful co-constructions for the development of a baby. In the second point of analysis, some excerpts from the educator's speeches were taken to reflect on: the results for the presence of the adult in the playful scene, the institutional crossings in the educator's routine and the challenges of her communication with the babies. All the analyzes raised are crossed by the eyes of a psychoanalytic researcher. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura.
Coleções
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Ciências Humanas (7479)
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