Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRibeiro, Jorge Alberto Rosapt_BR
dc.contributor.authorMoura, Luiz Antônio do Nascimentopt_BR
dc.date.accessioned2021-03-05T03:59:11Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218443pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação trata sobre o Ensino Médio Politécnico enquanto uma política implementada na rede pública estadual de ensino do RS, em função de uma crise estrutural do sistema capitalista que atingia também a educação, particularmente no Ensino Médio, com altos índices de reprovação, de distorção idade/série, abandono escolar e o chamado fracasso escolar. Através de um recorte de tempo entre 2011 a 2014, um dos objetivos é investigar escolas de Canoas, a fim de saber através da metodologia aplicada com leitura comparada, reflexão, análise de discurso, de conteúdos, pela contextualização, pela observação sobre dados estatísticos, recortes de jornais, de revistas, artigos, publicações científicas, entendendo sobre as mudanças e permanências ocorridas com a experiência, se o Ensino Médio Politécnico colaborou com a cultura curricular, se favoreceu para um melhor desempenho dos estudantes cumprindo com a função social da escola com democracia, cidadania, construção do conhecimento com o protagonismo juvenil, aos filhos e filhas dos trabalhadores, maioria na escola pública, para superar a lógica da exclusão. Esta é uma pesquisa que pode ser aprofundada e replicada pois concluiu-se que a hipótese levantada foi contemplada satisfatoriamente e a realidade atual verificada indica que voltaram a se agravar os índices de distorção idade/série, reprovações, abandono escolar, conforme constatado, onde os dados observados sinalizam que o Ensino Médio Flexível, ao contrário do que foi observado sobre o Ensino Médio Politécnico, poderá acentuar as chamadas injustiças sociais devido ao aumento do grau de exclusão escolar.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation deals with the Polytechnic High School as a policy implemented in the state public school system of RS, due to a structural crisis of the capitalist system that also affected education, particularly in high school, with high failure rates, age distortion. / grade, dropout and so-called school failure. Through a timeframe from 2011 to 2014, one of the objectives is to investigate Canoas schools in order to know through the methodology applied with comparative reading, reflection, discourse analysis, content analysis, contextualization, observation of statistical data, newspaper clippings, magazines, articles, scientific publications, understanding about the changes and permanences that occurred with the experience, if the Polytechnic High School collaborated with the curricular culture, favored for a better performance of the students fulfilling the social function of the school with democracy, citizenship, knowledge building with youth protagonism, the workers' sons and daughters, majority in the public school, to overcome the logic of exclusion. This is a research that can be deepened and replicated because it was concluded that the hypothesis raised was satisfactorily contemplated and the current reality verified indicates that the age / grade distortion indexes, failures, dropout rates have again worsened, as found, where The observed data indicate that the Flexible High School, contrary to what was observed about the Polytechnic High School, may accentuate the so-called social injustices due to the increased degree of exclusion.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectSchoolen
dc.subjectCrisept_BR
dc.subjectCrisisen
dc.subjectPolitecniapt_BR
dc.subjectPolytechnicen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleO ensino médio politécnico nas escolas de canoas entre os anos de 2011 a 2014pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001123104pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples