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dc.contributor.advisorWortmann, Maria Lúcia Castagnapt_BR
dc.contributor.authorMarques, Cláudia Schneiderpt_BR
dc.date.accessioned2021-03-05T03:58:32Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218424pt_BR
dc.description.abstractEste estudo parte do entendimento de que aprendemos a ser quem somos a partir das representações que circulam nos artefatos midiáticos culturais. Conduzida na linha de pesquisa dos Estudos Culturais em Educação, a partir de uma perspectiva pós-estruturalista, esta pesquisa analisa de que forma o potente conceito de pedagogias culturais, produto da articulação entre os Estudos Culturais e a Educação, opera em seis episódios do canal de podcast Mamilos que abordam a temática da maternidade. O estudo invoca também estudos sobre mídias, especialmente os que lidam com a cultura da convergência. O objetivo deste estudo foi analisar representações de maternidade que circulam no referido canal com atenção aos modos como essas representações são construídas nas apresentações, debates e comentários feitos ao longo dos episódios. A partir de uma repetida escuta dos episódios foram definidos dois eixos temáticos: maternidade e perfeição e maternidade e trabalho. Cada um desses eixos analíticos constitui um universo de questões e conexões com fatos históricos, concepções científicas, psicológicas e do senso comum. Esses eixos têm profunda conexão entre si. É possível perceber, então, que estamos falando de vários níveis de atuação da pedagogia cultural.pt_BR
dc.description.abstractThis study departs from the understanding that we learn to be who we are from the representations that circulate in cultural media artifacts. Conducted in the Cultural Studies filed of recsearch in Education, from a post-structuralist perspective, this research analyzes how the powerful concept of cultural pedagogies, product of the articulation between Cultural Studies and Education, operates in six episodes of the podcasts channel entitled Mamilos, that addresses the theme of motherhood. The study also invokes studies on media, especially those dealing with cultural convergence. The objective of this study was to analyze representations of maternity that circulate in the referred podcast channel with attention to the ways in which these representations are constructed in the presentations, debates and comments expressed along the episodes. From the repeated listening of the episodes, two thematic axes were defined: motherhood and perfection and motherhood and work. Each of these analytical axes constitutes a universe of questions and connections with historical facts, scientific, psychological and common sense conceptions. These axes have a deep connection with each other. It is possible to realize, then, that we are talking about various levels of performance of cultural pedagogy.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCultural Studiesen
dc.subjectPedagogia culturalpt_BR
dc.subjectEstudos culturaispt_BR
dc.subjectCultural Pedagogyen
dc.subjectEducationen
dc.title“Fala que eu te escuto: o canal mamilos de podcast ensinando sobre maternidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001123107pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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