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dc.contributor.authorRibeiro, Paula Regina Costapt_BR
dc.contributor.authorSouza, Nádia Geisa Silveira dept_BR
dc.contributor.authorSouza, Diogo Onofre Gomes dept_BR
dc.date.accessioned2020-12-31T04:14:15Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.issn0104-026Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217027pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho buscamos ver e entender como a sexualidade tem sido tratada nas práticas de sala de aula das séries iniciais, considerando que a percebemos como umaconstrução histórica e cultural. Examinamos narrativas de professoras sobre suas vivências emsala de aula envolvendo sexualidade, a fim de conhecer os discursos e as estratégias queatuavam na constituição da sexualidade das crianças através das pedagogias escolaresutilizadas por elas. Nas experiências narradas, tornaram-se presentes a atuação e a correlaçãotanto de diversos discursos – da biologia, das identidades de gênero e sexuais, da criançainocente e assexuada, da família, da proteção – quanto de interdições – as explicações docampo biológico, as transferências de alunos, as nomeações pejorativas, as repreensões, as micropenalidades, por exemplo.pt_BR
dc.description.abstractIn this study, we seek to identify and understand how sexuality has been treated in classroompractices at initial grades, considering that we see it as a historical and cultural construct. We examinedfemale teachers’ narratives about their classroom experiences involving sexuality, in order know discoursesand strategies involved in the constitution of children’s sexuality through the school pedagogies used bythem. In the experiences narrated, we noted the emergence of the action and interrelationship of severaldiscourses – those of biology; gender and sexual identities; the innocent and asexual child; family; protection–, and of interdictions – for instance, the biological field explanations, students transfers, derogatory naming,reprehensions, micro punishments.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEstudos feministas. Florianópolis. Vol. 12, n.1 (jan./abr. 2004), p. 109-129pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSexualityen
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectSéries iniciaispt_BR
dc.subjectNarrativesen
dc.subjectSchool pedagogiesen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectInitial school gradesen
dc.titleSexualidade na sala de aula : pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeSexuality in the Classroom : the pedagogies of primary school teachers at initial gradesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001121185pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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