Sexualidade na sala de aula : pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do ensino fundamental
dc.contributor.author | Ribeiro, Paula Regina Costa | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Nádia Geisa Silveira de | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Diogo Onofre Gomes de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-12-31T04:14:15Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0104-026X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/217027 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho buscamos ver e entender como a sexualidade tem sido tratada nas práticas de sala de aula das séries iniciais, considerando que a percebemos como umaconstrução histórica e cultural. Examinamos narrativas de professoras sobre suas vivências emsala de aula envolvendo sexualidade, a fim de conhecer os discursos e as estratégias queatuavam na constituição da sexualidade das crianças através das pedagogias escolaresutilizadas por elas. Nas experiências narradas, tornaram-se presentes a atuação e a correlaçãotanto de diversos discursos – da biologia, das identidades de gênero e sexuais, da criançainocente e assexuada, da família, da proteção – quanto de interdições – as explicações docampo biológico, as transferências de alunos, as nomeações pejorativas, as repreensões, as micropenalidades, por exemplo. | pt_BR |
dc.description.abstract | In this study, we seek to identify and understand how sexuality has been treated in classroompractices at initial grades, considering that we see it as a historical and cultural construct. We examinedfemale teachers’ narratives about their classroom experiences involving sexuality, in order know discoursesand strategies involved in the constitution of children’s sexuality through the school pedagogies used bythem. In the experiences narrated, we noted the emergence of the action and interrelationship of severaldiscourses – those of biology; gender and sexual identities; the innocent and asexual child; family; protection–, and of interdictions – for instance, the biological field explanations, students transfers, derogatory naming,reprehensions, micro punishments. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Estudos feministas. Florianópolis. Vol. 12, n.1 (jan./abr. 2004), p. 109-129 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Sexuality | en |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Séries iniciais | pt_BR |
dc.subject | Narratives | en |
dc.subject | School pedagogies | en |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Narrativa | pt_BR |
dc.subject | Initial school grades | en |
dc.title | Sexualidade na sala de aula : pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.title.alternative | Sexuality in the Classroom : the pedagogies of primary school teachers at initial grades | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001121185 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40361)Biological Sciences (3181)
-
Journal Articles (40361)Humanities (6937)