Sexualidade na sala de aula : pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do ensino fundamental
Visualizar/abrir
Data
2004Tipo
Outro título
Sexuality in the Classroom : the pedagogies of primary school teachers at initial grades
Assunto
Resumo
Neste trabalho buscamos ver e entender como a sexualidade tem sido tratada nas práticas de sala de aula das séries iniciais, considerando que a percebemos como umaconstrução histórica e cultural. Examinamos narrativas de professoras sobre suas vivências emsala de aula envolvendo sexualidade, a fim de conhecer os discursos e as estratégias queatuavam na constituição da sexualidade das crianças através das pedagogias escolaresutilizadas por elas. Nas experiências narradas, tornaram-se presentes a ...
Neste trabalho buscamos ver e entender como a sexualidade tem sido tratada nas práticas de sala de aula das séries iniciais, considerando que a percebemos como umaconstrução histórica e cultural. Examinamos narrativas de professoras sobre suas vivências emsala de aula envolvendo sexualidade, a fim de conhecer os discursos e as estratégias queatuavam na constituição da sexualidade das crianças através das pedagogias escolaresutilizadas por elas. Nas experiências narradas, tornaram-se presentes a atuação e a correlaçãotanto de diversos discursos – da biologia, das identidades de gênero e sexuais, da criançainocente e assexuada, da família, da proteção – quanto de interdições – as explicações docampo biológico, as transferências de alunos, as nomeações pejorativas, as repreensões, as micropenalidades, por exemplo. ...
Abstract
In this study, we seek to identify and understand how sexuality has been treated in classroompractices at initial grades, considering that we see it as a historical and cultural construct. We examinedfemale teachers’ narratives about their classroom experiences involving sexuality, in order know discoursesand strategies involved in the constitution of children’s sexuality through the school pedagogies used bythem. In the experiences narrated, we noted the emergence of the action and interrelati ...
In this study, we seek to identify and understand how sexuality has been treated in classroompractices at initial grades, considering that we see it as a historical and cultural construct. We examinedfemale teachers’ narratives about their classroom experiences involving sexuality, in order know discoursesand strategies involved in the constitution of children’s sexuality through the school pedagogies used bythem. In the experiences narrated, we noted the emergence of the action and interrelationship of severaldiscourses – those of biology; gender and sexual identities; the innocent and asexual child; family; protection–, and of interdictions – for instance, the biological field explanations, students transfers, derogatory naming,reprehensions, micro punishments. ...
Contido em
Estudos feministas. Florianópolis. Vol. 12, n.1 (jan./abr. 2004), p. 109-129
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências Biológicas (3175)
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências Humanas (6926)
Este item está licenciado na Creative Commons License