Show simple item record

dc.contributor.advisorFischer, Rosa Maria Buenopt_BR
dc.contributor.authorSaraiva, Carola Freirept_BR
dc.date.accessioned2020-12-24T04:21:34Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216886pt_BR
dc.description.abstractEsta tese tem como objetivo pensar a construção ética de professores e gestores, em diferentes situações e intervenções com alunos e suas famílias e, de maneira mais ampla, destacando questões consideradas relevantes no campo educacional, dos pontos de vista social, político, pedagógico e afetivo. Os materiais empíricos são basicamente narrativas produzidas em um período de dois anos, em que a pesquisadora atuou como vice-diretora em uma escola pública na Grande Porto Alegre, RS. A partir desses relatos, foram produzidos sete ensaios em torno de temas como amizade, presença, formação éticoestética docente, alteridade e experiência. Na elaboração da pesquisa, foram colocados em constante relação, uns com os outros, os conceitos teóricos de cuidado consigo, escrita de si, narrativa e experiência. Para tanto, estabelece-se um diálogo com os autores Walter Benjamin, Jean Marie Gagnebin, José Contreras, Michel Foucault, Francisco Ortega e Carlos Skliar. Os cineastas Abbas Kiarostami e Agnès Varda, com seus filmes e seu percurso criativo, também participam do corpo teórico. O estudo permite afirmar que a elaboração de narrativas sobre o ambiente escolar, com foco na experimentação ética de professores e gestores, abre muitas possibilidades à pesquisa em educação. Tal escolha metodológica oportunizou a multiplicação de problematizações não apenas sobre práticas e rituais pedagógicos, mas também sobre inquietações maiores de nosso tempo, envolvendo a formação de crianças e jovens, diante de impasses sobre vida e morte, sexualidade, autoridade e vulnerabilidade social, dentre outros.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis aims to think about the ethical construction of teachers and managers in different situations and interventions with students and their families and, more broadly, seeks to highlight issues considered relevant in the educational field, from the social, political, pedagogical points of view and even affective. Empirical materials are narratives produced over two years, in which the researcher served as a vice director at a public school in Greater Porto Alegre, RS. From these reports, seven essays were produced around friendship, presence, ethicalaesthetic education, alterity, and experience. Elaborating the research, the theoretical concepts of caring for oneself, writing oneself, narrative, and experience were placed in constant relationship with each other. To this end, a dialogue is established by the authors Walter Benjamin, Jean Marie Gagnebin, José Contreras, Michel Foucault, Francisco Ortega, and Carlos Skliar. Filmmakers Abbas Kiarostami and Agnès Varda, with their films and their creative journey, also participate in the theoretical body. The study allows us to state that the elaboration of narratives about the school environment, focusing on the ethical experimentation of teachers and managers, opens up many possibilities for research in education. Such methodological choice made possible the multiplication of problematizations not only about pedagogical practices and rituals but also about more significant concerns of our time, involving the education of children and young people, in the face of impasses on life and death, sexuality, authority, and social vulnerability, among others.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNarrativeen
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectExperienceen
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectSchoolen
dc.subjectAlteridadept_BR
dc.subjectAlterityen
dc.titleNarrar o outro, narrar a si: histórias de uma vice-diretorapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001120880pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record