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dc.contributor.advisorBaptista, Cláudio Robertopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Mayara Costa dapt_BR
dc.date.accessioned2020-12-24T04:21:17Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216873pt_BR
dc.description.abstractA presente investigação parte da premissa de que a incompletude como parte constitutiva dos processos de formação se distancia das discussões presentes nas pesquisas acerca da formação de professores para a educação especial no Brasil. A perspectiva metodológica tem como referência a cartografia, e o objetivo prioritário foi cartografar a formação de professores relacionada à educação especial, buscando identificar tendências e desafios que se associam à temática a partir das discussões que têm se desenvolvido em nível nacional, considerando a literatura especializada e os diálogos tecidos por pesquisadores da área. A revisão de literatura considerou o espaço temporal de dez anos (2007 a 2017) e tomou por base os trabalhos disponíveis no Portal de Teses e Dissertações da CAPES, bem como as produções científicas disponíveis no Portal da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANEPD) e nas bases de periódicos Sieclo e Redalyc. Elencou-se, ainda, como espaço de análise, as transcrições associadas ao eixo referente à formação de professores proveniente das quatro edições do Colóquio Educação Especial e Pesquisa: história, política, formação e práticas pedagógicas (2013, 2015, 2016 e 2017). As análises foram realizadas à luz das contribuições que se articulam ao pensamento sistêmico, prioritariamente a partir de Gregory Bateson, Humberto Maturana e Francisco Varela, bem como a partir dos escritos literários de Mia Couto, apostando no diálogo entre ciência e literatura. A partir da articulação entre os eixos envolvendo os dois espaços de análise, oferecemos destaque para o conceito de práticas pedagógicas, o qual apresenta-se como uma necessidade associada aos cursos de formação docente que formam o professor de educação especial e aparece regularmente associado ao discurso de despreparo docente, muitas vezes vinculado a uma perspectiva articulada à técnica. As pesquisas apontam ainda para a multiplicidade de funções assumidas pelo professor de educação especial, o que reverbera sobre a constituição deste docente e a indefinição no que se relaciona ao seu trabalho de forma mais ampla. Percebe-se que a ausência de orientações comuns acerca de proposições formativas no âmbito das normativas contribui para que essa multiplicidade de funções tenha efeitos sobre os currículos. Torna-se possível perceber a busca constante por formações que ofereçam respostas de caráter excessivamente pragmático ou que se constituam de percursos que não favorecem que as lacunas existentes sejam consideradas como espaço potente de formação. Desta forma, compreende-se que a pesquisa acerca da formação docente, vinculada à educação especial no Brasil, não vem considerando a potencialidade da incompletude como espaço de criação e de invenção.pt_BR
dc.description.abstractLa presente investigación parte de la hipótesis de la incompletitud como parte constitutiva de los procesos de formación, que se distancia de los debates en las investigaciones sobre la formación de profesores en educación especial de Brasil. La perspectiva metodológica se fundamenta en la referencia cartográfica; el objetivo principal fue cartografiar la formación de profesores en educación especial, con el fin de identificar los desafíos y las tendencias relacionadas al tema, a partir de discusiones desarrolladas a nivel nacional, tomando como fuentes la literatura especializada y los diálogos construidos por investigadores en el área. En la revisión de la literatura fue considerado un espacio temporal de diez años (2007 a 2017) basado en los trabajos disponibles del Portal de Tesis y Disertaciones de la Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), así como en las producciones científicas disponibles en el Portal de la Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANEPD) y en la base de datos de las revistas Sieclo y Redalyc. También hizo parte del análisis la lista de transcripciones asociadas al eje de formación de profesores de las cuatro ediciones del Coloquio de Educación Especial e Investigación: historia, política, formación y prácticas pedagógicas (2013, 2015, 2016 y 2017). Los análisis se realizaron a la luz de las contribuciones del pensamiento sistémico, principalmente de los autores Gregory Bateson, Humberto Maturana y Francisco Varela; así como de los escritos literarios de Mia Couto, propiciando un diálogo entre la ciencia y la literatura. A partir de la articulación entre los ejes que involucran los dos espacios de análisis, se destaca el concepto de prácticas pedagógicas, que se presenta como una necesidad asociada a los cursos de formación docente, encargados de formar al profesor de educación especial y que constantemente se relacionan con discursos de falta de preparación docente, vinculados a una perspectiva de formación técnica. Así mismo, se observa que hay una tendencia por la búsqueda de saberes/ trayectos de formación que se enfoquen a las necesidades especiales, como si los conocimientos asociados a cada especialidad garantizasen el éxito en la trayectoria escolar del estudiante con discapacidad. Las investigaciones señalan las múltiples funciones asumidas por el docente de educación especial, lo que impacta en la constitución del profesor y en la incerteza respecto a la relación con su trabajo. Se percibe que la ausencia de directrices sobre las propuestas formativas dentro del marco normativo contribuye a que la multiplicidad de funciones tenga efecto en los currículos. Es posible percibir una constante búsqueda en formaciones que responden de carácter pragmático o que se constituyen a partir de pautas que no favorecen a que las falencias existentes sean importantes en el espacio de formación. De esta manera, es posible comprender que la investigación en cuanto a la formación docente vinculada a la educación especial en Brasil no ha considerado la importancia de la incompletitud como espacio de creación e invención.es
dc.description.abstractThis research starts from the premise that incompleteness as a constitutive part of the training processes is far from the discussions present in the research about teacher education for special education in Brazil. The methodological perspective has cartography as reference, and the priority objective was to map the training of teachers related to special education, seeking to identify trends and challenges that are associated with the theme from the discussions that have developed in Brazil, considering the specialized literature and the dialogues woven by researchers in the area. The literature review considered a ten-year time (2007 to 2017) and was based on the papers available in the CAPES Theses and Dissertations Portal, as well as the scientific productions available on the Portal of the National Association of Graduate Studies and Research in Education (ANEPD) and on the basis of Sieclo and Redalyc journals. Also listed as a space for analysis were the transcriptions associated with the axis related to teacher education from the four editions of the Colloquium Special Education and Research: history, politics, training and pedagogical practices (2013, 2015, 2016 and 2017). The analyses were carried out in the light of the contributions that are articulated to systemic thinking, primarily from Gregory Bateson, Humberto Maturana and Francisco Varela, as well as from the literary writings of Mia Couto, focusing on the dialogue between science and literature. From the articulation between the axes involving the two spaces of analysis, we offer emphasis on the concept of pedagogical practices, which presents itself as a need associated with the teacher training courses that form the special education teacher and appears regularly associated with the discourse of teacher unpreparedness, often linked to a perspective articulated to the technique. In addition, there is a tendency to search for learning knowledge/pathways that focus on disabilities, as if the knowledge that is associated with the specificities guarantees the success of the school path of the student with disabilities. The research also points to the multiplicity of functions assumed by the special education teacher, which reverberates about the constitution of this teacher and the undefinition broadly related to their work. It is noticed that the absence of common guidelines, on formative propositions in the scope of norms, contributes to this multiplicity of functions having effects on curricula. It is possible to perceive the constant search for formations that offer answers of an excessively pragmatic nature or that consist of paths that do not favor that the existing gaps are considered as a powerful space of formation. Thus, it is understood that the research on teacher education, linked to special education in Brazil, has not been considering the potentiality of incompleteness as a space for creation and invention.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectTeacher Educationen
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectTeacher Trainingen
dc.subjectDiagnóstico precocept_BR
dc.subjectSpecial Educationen
dc.subjectFormación de Profesoreses
dc.subjectFormación Docentees
dc.subjectEducación Especiales
dc.titleConhecer o conhecer na formação de professores em educação especial no Brasil: tendências e desafiospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001121008pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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