Comunicação organizacional e diversidades: sentidos endossados pelo Guia Exame de Diversidade / 2019
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Data
2020Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Os temas das diversidades têm assumido cada vez mais centralidade em diferentes agendas, inclusive na da gestão das organizações e em suas materializações discursivas. Nesse contexto, um relevante indício de que essas questões estão na agenda das organizações foi o fato de a Revista Exame (Grupo Abril) ter lançado, em abril de 2019, a primeira edição do Guia Exame de Diversidade (GED), objeto empírico deste estudo. Nessa direção, o principal objetivo deste estudo é compreender que noção(ões) de ...
Os temas das diversidades têm assumido cada vez mais centralidade em diferentes agendas, inclusive na da gestão das organizações e em suas materializações discursivas. Nesse contexto, um relevante indício de que essas questões estão na agenda das organizações foi o fato de a Revista Exame (Grupo Abril) ter lançado, em abril de 2019, a primeira edição do Guia Exame de Diversidade (GED), objeto empírico deste estudo. Nessa direção, o principal objetivo deste estudo é compreender que noção(ões) de diversidade é(são) endossada(s) pelo Guia Exame de Diversidade (Grupo Abril). Para isso, à luz de fundamentos do Interacionismo Simbólico, em particular as noções de interação (MEAD, 1972; BLUMER, 1980) e representação de papéis (GOFFMAN, 2007), articulamos base teórica multidisciplinar que permite refletirmos sobre as noções e sentidos de diversidades (TOTH, 2010; FLEURY, 2000; BUTLER, 1999; SALES, 2018), passando por questões de identidades e diferenças (HALL, 2005; MAFFESOLI, 1996; MUMBY, 2010; SILVA, 2013; LANDOWSKI, 2012), bem como pelo capital simbólico e relações de poder (BOURDIEU, 1998; BALDISSERA, 2000; SCHEIN, 2009; e SILVA, 2013). Também nos dedicamos sobre à compreensão sobre comunicação organizacional e organizações (BALDISSERA, 2008, 2008a, 2009a, 2009b, 2010a, 2010b e URIBE, 2009) e cultura organizacional (SCHEIN, 2009; GEERTZ, 1989 e BALDISSERA, 2014). O objeto de estudo empírico consistiu no Guia Exame de Diversidade – 2019 (capa e mais 18 páginas internas), uma premiação da Revista Exame em parceria com o Instituto Ethos, que destacou 36 das 109 organizações inscritas no prêmio. Os dados foram interpretados com o emprego dos procedimentos de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Como principais resultados, destacamos que o prêmio foca em quatro tipos preponderantes de diversidades: Gêneros, Étnico-Racial, PCDs e LGBTI+. Também evidenciamos que as diversidades são compreendidas como ativos econômicos, elementos para o fomento à criatividade e à inovação, bem como item incorporado às metas organizacionais. O aspecto social não fica destacado como um dos principais fatores para adoção de iniciativas de/para as diversidades nas organizações. ...
Abstract
Diversity themes have become increasingly central to different perspectives, including the management of organizations and their discursive materializations. In this context, a relevant indication that these issues are on the organizations was the fact that the Exame Magazine (Abril Group) launched, in April 2019, the first edition of the Exame Diversity Guide (GED), the empirical object of this study. In this sense, the main objective of this study is to understand which notion(s) of diversiti ...
Diversity themes have become increasingly central to different perspectives, including the management of organizations and their discursive materializations. In this context, a relevant indication that these issues are on the organizations was the fact that the Exame Magazine (Abril Group) launched, in April 2019, the first edition of the Exame Diversity Guide (GED), the empirical object of this study. In this sense, the main objective of this study is to understand which notion(s) of diversities are endorsed by the Exame Diversity Guide (Abril Group). For this, we use an fundamentals of Symbolic Interactionism, in particular the notions of interaction (MEAD, 1972; BLUMER, 1980) and role representation (GOFFMAN, 2007), we articulate a multidisciplinary theoretical basis that allows us to reflect on the notions and meanings of diversity (TOTH, 2010; FLEURY, 2000; BUTLER, 1999; SALES, 2018), going through issues of identities and differences (HALL, 2005; MAFFESOLI, 1996; MUMBY, 2010; SILVA, 2013; LANDOWSKI, 2012), as well as by symbolic capital and power relations (BOURDIEU, 1998; BALDISSERA, 2000; SCHEIN, 2009; and SILVA, 2013). We are also dedicated to understanding organizational communication and organizations (BALDISSERA, 2008, 2008a, 2009a, 2009b, 2010a, 2010b and URIBE, 2009) and organizational culture (SCHEIN, 2009; GEERTZ, 1989 and BALDISSERA, 2014). The object of empirical study consisted of the Exame Diversity Guide - 2019 (cover and 18 more internal pages), an award from Exame Magazine in partnership with the Ethos Institute, which highlighted 36 of the 109 organizations registered for the award. The data were interpreted using the Content Analysis procedures (BARDIN, 2011). As main results, we highlight that the award focuses on four main types of diversity: Genders, Ethnic-Racial, PCDs and LGBTI+. We also show that diversities are understood as economic assets, elements for fostering creativity and innovation, as well as an item incorporated into organizational goals. The social aspect is not highlighted as one of the main factors for the adoption of initiatives for the diversity in organizations. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (6022)Comunicação e Informação (592)
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