Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBaldissera, Rudimarpt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Bruno Cassio Lopespt_BR
dc.date.accessioned2020-10-08T04:01:15Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/214005pt_BR
dc.description.abstractOs temas das diversidades têm assumido cada vez mais centralidade em diferentes agendas, inclusive na da gestão das organizações e em suas materializações discursivas. Nesse contexto, um relevante indício de que essas questões estão na agenda das organizações foi o fato de a Revista Exame (Grupo Abril) ter lançado, em abril de 2019, a primeira edição do Guia Exame de Diversidade (GED), objeto empírico deste estudo. Nessa direção, o principal objetivo deste estudo é compreender que noção(ões) de diversidade é(são) endossada(s) pelo Guia Exame de Diversidade (Grupo Abril). Para isso, à luz de fundamentos do Interacionismo Simbólico, em particular as noções de interação (MEAD, 1972; BLUMER, 1980) e representação de papéis (GOFFMAN, 2007), articulamos base teórica multidisciplinar que permite refletirmos sobre as noções e sentidos de diversidades (TOTH, 2010; FLEURY, 2000; BUTLER, 1999; SALES, 2018), passando por questões de identidades e diferenças (HALL, 2005; MAFFESOLI, 1996; MUMBY, 2010; SILVA, 2013; LANDOWSKI, 2012), bem como pelo capital simbólico e relações de poder (BOURDIEU, 1998; BALDISSERA, 2000; SCHEIN, 2009; e SILVA, 2013). Também nos dedicamos sobre à compreensão sobre comunicação organizacional e organizações (BALDISSERA, 2008, 2008a, 2009a, 2009b, 2010a, 2010b e URIBE, 2009) e cultura organizacional (SCHEIN, 2009; GEERTZ, 1989 e BALDISSERA, 2014). O objeto de estudo empírico consistiu no Guia Exame de Diversidade – 2019 (capa e mais 18 páginas internas), uma premiação da Revista Exame em parceria com o Instituto Ethos, que destacou 36 das 109 organizações inscritas no prêmio. Os dados foram interpretados com o emprego dos procedimentos de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Como principais resultados, destacamos que o prêmio foca em quatro tipos preponderantes de diversidades: Gêneros, Étnico-Racial, PCDs e LGBTI+. Também evidenciamos que as diversidades são compreendidas como ativos econômicos, elementos para o fomento à criatividade e à inovação, bem como item incorporado às metas organizacionais. O aspecto social não fica destacado como um dos principais fatores para adoção de iniciativas de/para as diversidades nas organizações.pt_BR
dc.description.abstractDiversity themes have become increasingly central to different perspectives, including the management of organizations and their discursive materializations. In this context, a relevant indication that these issues are on the organizations was the fact that the Exame Magazine (Abril Group) launched, in April 2019, the first edition of the Exame Diversity Guide (GED), the empirical object of this study. In this sense, the main objective of this study is to understand which notion(s) of diversities are endorsed by the Exame Diversity Guide (Abril Group). For this, we use an fundamentals of Symbolic Interactionism, in particular the notions of interaction (MEAD, 1972; BLUMER, 1980) and role representation (GOFFMAN, 2007), we articulate a multidisciplinary theoretical basis that allows us to reflect on the notions and meanings of diversity (TOTH, 2010; FLEURY, 2000; BUTLER, 1999; SALES, 2018), going through issues of identities and differences (HALL, 2005; MAFFESOLI, 1996; MUMBY, 2010; SILVA, 2013; LANDOWSKI, 2012), as well as by symbolic capital and power relations (BOURDIEU, 1998; BALDISSERA, 2000; SCHEIN, 2009; and SILVA, 2013). We are also dedicated to understanding organizational communication and organizations (BALDISSERA, 2008, 2008a, 2009a, 2009b, 2010a, 2010b and URIBE, 2009) and organizational culture (SCHEIN, 2009; GEERTZ, 1989 and BALDISSERA, 2014). The object of empirical study consisted of the Exame Diversity Guide - 2019 (cover and 18 more internal pages), an award from Exame Magazine in partnership with the Ethos Institute, which highlighted 36 of the 109 organizations registered for the award. The data were interpreted using the Content Analysis procedures (BARDIN, 2011). As main results, we highlight that the award focuses on four main types of diversity: Genders, Ethnic-Racial, PCDs and LGBTI+. We also show that diversities are understood as economic assets, elements for fostering creativity and innovation, as well as an item incorporated into organizational goals. The social aspect is not highlighted as one of the main factors for the adoption of initiatives for the diversity in organizations.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOrganizational communicationen
dc.subjectExame (Revista). Guia Exame de Diversidadept_BR
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.subjectNotions of diversityen
dc.subjectEstudos de gêneropt_BR
dc.subjectTypes of diversityen
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectOrganizational cultureen
dc.titleComunicação organizacional e diversidades: sentidos endossados pelo Guia Exame de Diversidade / 2019pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001118488pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples