A praça CEU como território educativo : um estudo de caso em Sapucaia do Sul, RS
Visualizar/abrir
Data
2020Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A Praça CEU é um equipamento público criado a partir de políticas públicas vinculadas ao Governo Federal, tendo como financiador o Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, implementado em 2007 (PAC I), e em 2010 (PAC II). Esta pesquisa é um estudo de caso sobre a Praça CEU como território educativo no projeto de uma Cidade Educadora, na Vila Vargas, em Sapucaia do Sul, cidade da região metropolitana de Porto Alegre - RS. A Praça CEU possui um fragmento de mata com 53.176,74 m² de área verde ...
A Praça CEU é um equipamento público criado a partir de políticas públicas vinculadas ao Governo Federal, tendo como financiador o Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, implementado em 2007 (PAC I), e em 2010 (PAC II). Esta pesquisa é um estudo de caso sobre a Praça CEU como território educativo no projeto de uma Cidade Educadora, na Vila Vargas, em Sapucaia do Sul, cidade da região metropolitana de Porto Alegre - RS. A Praça CEU possui um fragmento de mata com 53.176,74 m² de área verde, espaço enriquecedor e amplo de caráter interdisciplinar, podendo ser utilizado como uma “extensão da sala de aula” e uma ótima oportunidade de contato com a natureza através de trilha interpretativa para conhecer a diversidade da flora e fauna local. É um equipamento público que se caracteriza como um espaço de convivência social, recreativo e cultural com potencial educador. O objetivo desta pesquisa foi investigar a possibilidade da Praça CEU de Sapucaia do Sul, como território educativo e suas potencialidades para a construção dos Interlocutores Ambientais (professores e estudantes) e de uma Cidade Educadora. Realizou-se uma pesquisa qualitativa através de entrevista, questionário aberto e observação participante para verificar a relevância deste espaço público para a comunidade do entorno. No decorrer dessa pesquisa, a partir da revisão bibliográfica, da análise documental e da triangulação dos dados coletados constatouse que a educação não deve se restringir, apenas ao espaço escolar, pois quando ofertada em diferentes territórios da cidade possibilita o diálogo com a coletividade que vivência a problemática ambiental e social existente nestes centros urbanos. Ao mesmo tempo em que levarão em consideração as vidas existentes nestes locais e suas interações. ...
Abstract
CEU Park is a public facility created from public policies linked to the Federal Government with the Growth Acceleration Program, “Programa de Aceleração do Crescimento" better known as PAC, implemented in 2007 (PAC I), and in 2010 (PAC II) as financier. This research is a case study about CEU Park as an educational territory in the project of an Educational City, in Vila Vargas, in Sapucaia do Sul, a city in the metropolitan region of Porto Alegre - RS.CEU Park features a forest fragment with ...
CEU Park is a public facility created from public policies linked to the Federal Government with the Growth Acceleration Program, “Programa de Aceleração do Crescimento" better known as PAC, implemented in 2007 (PAC I), and in 2010 (PAC II) as financier. This research is a case study about CEU Park as an educational territory in the project of an Educational City, in Vila Vargas, in Sapucaia do Sul, a city in the metropolitan region of Porto Alegre - RS.CEU Park features a forest fragment with 53,176.74 m² of green area, an enriching and ample interdisciplinary space, which can be used as an "extension of the classroom" and a great opportunity for contact with nature through an interpretative trail to get to know the diversity of the local flora and fauna. It is a public facility characterized as an area of social, recreational and cultural coexistence with an educational capacity. The objective of this research was to investigate the possibility of CEU Park in Sapucaia do Sul city, as an educational territory and its potential for the development of Environmental Interlocutors (teachers and students) and as an Educating City. A qualitative survey was conducted through interviews, open questionnaires and participating observations to verify the relevance of this public space for the surrounding community. In the course of this research, from the bibliographical review, documental analysis and triangulation of the collected data, it was verified that education should not be restricted only to the school space, because when offered in different territories of the city, it allows dialogue with the community which experiences the environmental and social problems present in these urban centers. At the same time, they will take into consideration the lives in these places and their interactions. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Coleções
-
Multidisciplinar (2563)
Este item está licenciado na Creative Commons License