Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRibeiro, Jorge Alberto Rosapt_BR
dc.contributor.authorAngeli, Gislainept_BR
dc.date.accessioned2020-07-17T03:42:55Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212023pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo analisar a partir dos discursos dos jovens estudantes de ensino médio, cuja escola contempla a educação profissional nessa etapa de ensino, os seus entendimentos sobre as metodologias e os discursos elaborados pela instituição de aprendizagem profissional em relação ao seu presente e futuro. A instituição escolar utilizada neste estudo apresenta algumas características que vão ao encontro das mudanças previstas pela reforma do ensino médio (atual BNCC), a saber: turno integral, maior carga horária para os componentes de português e matemática e, também, a integração da educação profissional como um itinerário de formação. É uma escola que conversa com os interesses do empresariado na formação do jovem trabalhador, que utiliza dados de programas como Todos pela Educação e PISA para justificar sua estrutura e ações junto aos adolescentes. Nessa instituição, estudam os jovens participantes deste estudo, quase todos filhos de trabalhadores da indústria do município de Gravataí e região, em sua maioria provenientes de escolas públicas. Eles não necessariamente desejam ingressar em uma carreira nas áreas de foco de formação da escola, criando alguns conflitos nas relações escolares. Na busca de entender o que esses jovens pensam sobre a sua formação e sobre as mudanças em percurso para o ensino nacional, esta pesquisa utiliza da análise de discurso e de grupos focais. Para a análise de discursos, tal técnica de pesquisa, é a melhor forma de perceber os posicionamentos da juventude, respeitando a sua identidade como sujeito histórico e entendendo que, como sujeitos de um tempo, estão implicados em posições ideológicas e sociais presentes nas relações cotidianas e na assimilação dessas, percebendo o discurso como uma representação dos sentidos. A partir dos grupos focais analisados, pôde-se confirmar a hipótese elaborada sobre a formação profissional: limitar-se à condição de formação do jovem trabalhador para moldagem e postura na inserção do mercado de trabalho sem relação com as suas vivências atuais ou futuras, limitando a visão do trabalho ao comportamento numa lógica econômica. Em síntese, pode-se afirmar que as reflexões teóricas apresentadas ao longo desta pesquisa vão ao encontro das falas dos jovens e representam um contraponto às mudanças que estão sendo desenhadas para o ensino médiopt_BR
dc.description.abstractThis thesis aims to analyze, through the discourses of young high school students, whose school contemplates professional education in this stage of education, their understandings about the methodologies and insights elaborated by the professional learning institution in relation to their present and future. By analyzing the organizational structure of the school used in this study, it is possible to identify some characteristics that meet the changes expected by the secondary education reform (current BNCC), namely: full-time program, more hours assigned for Portuguese and Mathematics and the integration of professional education as a training journey. The school, whose interests are aligned with the business community in the formation of young workers, uses data from programs such as Todos pela Educação and PISA to justify its structure and actions with adolescents. The young people heard in this research are students from this institution, almost all of them children of industry workers from the city of Gravataí and region, mostly from public schools. They do not necessarily want to start a career in the focus areas provided by the school, creating some conflicts in the school relations. In order to understand what these young people think about their education and the ongoing changes to the national education, this research uses the discourse analysis and focus groups. For discourse analysis, this methodology is the best way of perceiving the teenagers’ thoughts, respecting their identity as historical subject and understanding that, as subjects of a particular time, they are implicated in ideological and social positions present in their day-to-day relationships and their assimilation, perceiving the discourse as a representation of the senses. From the analyzed focus groups, it was possible to confirm the hypothesis elaborated about the professional education: that it is limited to the condition of education of the young worker with the goal of molding their behavior for entering the labor market, without relation to their current or future personal experiences, and limiting their work view to a purely economic logic. In summary, it can be stated that the theoretical reflections presented throughout this study meet the young students discourse and oppose the changes designed to the secondary education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectYouthen
dc.subjectQualificação profissionalpt_BR
dc.subjectProfessional Educationen
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectSecondary Education Reformen
dc.titleJuventudes e trabalho : o discurso dos jovens sobre educação profissional no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001114186pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples