A aprendizagem em ciências no ensino básico : uma investigação ampliada proporcionada pelos ambientes diferenciados
dc.contributor.advisor | Robaina, Jose Vicente Lima | pt_BR |
dc.contributor.author | Batista, Paulo Sérgio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-08T03:42:39Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/211493 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve por finalidade compreender como professores criam e/ou complementam suas ações pedagógicas no ambiente temático de ensino da disciplina de Ciências, bem como conhecer atividades desenvolvidas neste sentido, visando à construção do conhecimento de forma a contemplar o alcance dos objetivos propostos, a saber: avaliar o potencial formativo na utilização de ambientes diferenciados no Ensino Básico e aprendizagem da disciplina de Ciências. Aplicamos um questionário de maneira qualitativa (com questões abertas e fechadas) com docentes da disciplina de Ciências em ambientes temáticos, esses sujeitos professores titulares da disciplina de ciências em escolas públicas no município de São Leopoldo-RS, o qual, juntamente com a caminhada pedagógica dos sujeitos envolvidos nesses ambientes, foi observado e analisado pelo método da Análise Textual Discursiva (ATD). No uso deste método da ATD, através de Moraes e Galiazzi (2016), observamos as categorias finais que surgiram durante a realização da pesquisa: Os assuntos importantes escolhidos pelos discentes facilitam o aprender sobre Ciências e na solução de seus problemas; De forma gradual, cresce o convívio, o interesse e a aprendizagem no ambiente temático da disciplina de Ciências pelos discentes demonstrados no simples cuidado por esse ambiente; No Ensino de Ciências, deve-se privilegiar o entendimento da vida dos envolvidos nas mediações em sala de aula. Enfim professores de Ciências têm a possibilidade de tornar o ambiente diferenciado de aprendizagem dessa disciplina mais atrativo, incentivador e construtor de saberes científicos para os discentes. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research aimed to understand how teachers create and / or complement their pedagogical actions in the thematic teaching environment of the Science discipline, as well as to know the activities developed in this sense, aiming at the construction of knowledge in order to contemplate the achievement of the proposed objectives, namely: to evaluate the training potential in the use of differentiated environments in Basic Education and learning of the Science discipline. We applied a questionnaire in a qualitative way (with open and closed questions) with teachers of the discipline of Sciences in thematic environments, these subjects full professors of science in public schools in the city of São Leopoldo-RS, which, together with the pedagogical walk of the subjects involved in these environments, it was observed and analyzed by the method of Discursive Textual Analysis (ATD). In the use of this ATD method, through Moraes and Galiazzi (2016), we observe the final categories that emerged during the research: The important subjects chosen by the students facilitate learning about Science and in solving their problems; Gradually, coexistence, interest and learning in the thematic environment of the Science discipline grows by the students demonstrated in the simple care for this environment; In Science Education, priority should be given to understanding the lives of those involved in mediation in the classroom. Finally, science teachers have the possibility of making the differentiated learning environment of this discipline more attractive, encouraging and constructing scientific knowledge for students. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Ambiente de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Discursive textual analysis | en |
dc.subject | Métodos de ensino | pt_BR |
dc.subject | Differentiated environments | en |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Science education | en |
dc.title | A aprendizagem em ciências no ensino básico : uma investigação ampliada proporcionada pelos ambientes diferenciados | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001115831 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Ciências Básicas da Saúde | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2020 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Multidisciplinar (2563)