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dc.contributor.advisorRobaina, Jose Vicente Limapt_BR
dc.contributor.authorBatista, Paulo Sérgiopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-08T03:42:39Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/211493pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve por finalidade compreender como professores criam e/ou complementam suas ações pedagógicas no ambiente temático de ensino da disciplina de Ciências, bem como conhecer atividades desenvolvidas neste sentido, visando à construção do conhecimento de forma a contemplar o alcance dos objetivos propostos, a saber: avaliar o potencial formativo na utilização de ambientes diferenciados no Ensino Básico e aprendizagem da disciplina de Ciências. Aplicamos um questionário de maneira qualitativa (com questões abertas e fechadas) com docentes da disciplina de Ciências em ambientes temáticos, esses sujeitos professores titulares da disciplina de ciências em escolas públicas no município de São Leopoldo-RS, o qual, juntamente com a caminhada pedagógica dos sujeitos envolvidos nesses ambientes, foi observado e analisado pelo método da Análise Textual Discursiva (ATD). No uso deste método da ATD, através de Moraes e Galiazzi (2016), observamos as categorias finais que surgiram durante a realização da pesquisa: Os assuntos importantes escolhidos pelos discentes facilitam o aprender sobre Ciências e na solução de seus problemas; De forma gradual, cresce o convívio, o interesse e a aprendizagem no ambiente temático da disciplina de Ciências pelos discentes demonstrados no simples cuidado por esse ambiente; No Ensino de Ciências, deve-se privilegiar o entendimento da vida dos envolvidos nas mediações em sala de aula. Enfim professores de Ciências têm a possibilidade de tornar o ambiente diferenciado de aprendizagem dessa disciplina mais atrativo, incentivador e construtor de saberes científicos para os discentes.pt_BR
dc.description.abstractThis research aimed to understand how teachers create and / or complement their pedagogical actions in the thematic teaching environment of the Science discipline, as well as to know the activities developed in this sense, aiming at the construction of knowledge in order to contemplate the achievement of the proposed objectives, namely: to evaluate the training potential in the use of differentiated environments in Basic Education and learning of the Science discipline. We applied a questionnaire in a qualitative way (with open and closed questions) with teachers of the discipline of Sciences in thematic environments, these subjects full professors of science in public schools in the city of São Leopoldo-RS, which, together with the pedagogical walk of the subjects involved in these environments, it was observed and analyzed by the method of Discursive Textual Analysis (ATD). In the use of this ATD method, through Moraes and Galiazzi (2016), we observe the final categories that emerged during the research: The important subjects chosen by the students facilitate learning about Science and in solving their problems; Gradually, coexistence, interest and learning in the thematic environment of the Science discipline grows by the students demonstrated in the simple care for this environment; In Science Education, priority should be given to understanding the lives of those involved in mediation in the classroom. Finally, science teachers have the possibility of making the differentiated learning environment of this discipline more attractive, encouraging and constructing scientific knowledge for students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLearningen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectAmbiente de aprendizagempt_BR
dc.subjectDiscursive textual analysisen
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.subjectDifferentiated environmentsen
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectScience educationen
dc.titleA aprendizagem em ciências no ensino básico : uma investigação ampliada proporcionada pelos ambientes diferenciadospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001115831pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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