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dc.contributor.advisorRobaina, Jose Vicente Limapt_BR
dc.contributor.authorTadiello, Rafaela Bressanpt_BR
dc.date.accessioned2020-07-01T03:38:05Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/210795pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação analisou como a utilização das Sequências de Ensino Investigativas (SEI), consolidadas as práticas laboratoriais, podem contribuir para a Alfabetização Científica na formação inicial de licenciandos em Ciências Biológicas, a fim de serem refletidas futuramente no ambiente escolar como uma Aprendizagem Significativa. A pesquisa foi desenvolvida no período de 2018 a 2020 com um total de 15 acadêmicos que estavam entre o 5º e 8º semestre do curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma Universidade comunitária da região central do Rio Grande do Sul. Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza quali-quantitativa, onde aplicou-se um instrumento de investigação composto por 10 questões, o qual orientou as temáticas que foram implementadas nas quatro oficinas elaboradas (Célula como unidade da Vida, Diversidade de ecossistemas, Sexualidade e Preservação da biodiversidade), sendo os conhecimentos dos licenciandos avaliados antes e após a aplicação das mesmas. As ferramentas de análise empregadas foram a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1987) e a Escala Likert (SAMPIERI; COLLADO; LUCIO, 2013). Os resultados dos questionários revelaram que 53% dos licenciandos escolheram como Unidade Temática da nova Base Nacional Curricular Comum “Vida e Evolução” para a execução das atividades práticas. Todavia, quando se remete às análises dos instrumentos de investigação aplicados antes e após o decorrer das atividades laboratoriais, percebeu-se que, na maioria dos resultados, o instrumento aplicado após a oficina apresentou significativamente mais conhecimento do que o instrumento que investigou o conhecimento prévio. Assim, enfatiza-se a importância da aplicação de atividades laboratoriais que visem conectar os temas discutidos às realidades dos estudantes, não sendo elas carregadas de materiais sofisticados, mas sim impregnadas de sentido, coerência e saber. Fazendo com que o aluno alicerce ao seu saber primário os novos saberes adquiridos, conectando-os com qualidade e eficiência.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation examined how the use of Investigative Teaching Sequences (IST), consolidated laboratory practices, can contribute to scientific literacy in the initial training of Sciences Biology graduates, in order to be reflectein the future in the school environment as a Significant Learning. The research was developed from 2018 to 2020 with a total of 15 students who were between the 5th and 8th semester of the degree course in Biological Sciences of a community university of the central region of Rio Grande do Sul. It is characterized as a qualitative-quantitative research, where a research instrument composed of 10 questions was applied, which guided the themes that were implemented in the four workshops elaborated (Cell as a unit of Life, Diversity of Ecosystems, Sexuality and Preservation of biodiversity), and the knowledge of the licensors evaluated before and after their application. The analysis tool used was the Content Analysis (BARDIN, 1987) and the Llikert Scale (SAMPIERI; COLLADO; LUCIO, 2013). The results of the questionnaires revealed that 53% of licensors chose as Thematic Unit of the new National Common Curriculum Base "Life and Evolution" for the execution of practical activities. However, when referring to the analyses of the research instruments applied before and after the course of laboratory activities, it was noticed that, in most of the results, the instrument applied after the workshop presented significantly more knowledge than the instrument that investigated previous knowledge. Thus, the importance of applying laboratory activities aimed at connecting the themes discussed to the realities of the students are emphasized, and it is not they are loaded with sophisticated materials, but impregnated with meaning, coherence and knowledge. Making the student a foundation to his or her primary knowledge the new acquired knowledge on his primary knowledge, connecting them with quality and efficiency.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectInvestigate teaching sequenceen
dc.subjectCiências biológicaspt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.titleSequência de ensino investigativa e práticas laboratoriais : novos olhares sobre o ensino de ciênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001115680pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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