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Sequência de ensino investigativa e práticas laboratoriais : novos olhares sobre o ensino de ciências
dc.contributor.advisor | Robaina, Jose Vicente Lima | pt_BR |
dc.contributor.author | Tadiello, Rafaela Bressan | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-01T03:38:05Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/210795 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação analisou como a utilização das Sequências de Ensino Investigativas (SEI), consolidadas as práticas laboratoriais, podem contribuir para a Alfabetização Científica na formação inicial de licenciandos em Ciências Biológicas, a fim de serem refletidas futuramente no ambiente escolar como uma Aprendizagem Significativa. A pesquisa foi desenvolvida no período de 2018 a 2020 com um total de 15 acadêmicos que estavam entre o 5º e 8º semestre do curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma Universidade comunitária da região central do Rio Grande do Sul. Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza quali-quantitativa, onde aplicou-se um instrumento de investigação composto por 10 questões, o qual orientou as temáticas que foram implementadas nas quatro oficinas elaboradas (Célula como unidade da Vida, Diversidade de ecossistemas, Sexualidade e Preservação da biodiversidade), sendo os conhecimentos dos licenciandos avaliados antes e após a aplicação das mesmas. As ferramentas de análise empregadas foram a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1987) e a Escala Likert (SAMPIERI; COLLADO; LUCIO, 2013). Os resultados dos questionários revelaram que 53% dos licenciandos escolheram como Unidade Temática da nova Base Nacional Curricular Comum “Vida e Evolução” para a execução das atividades práticas. Todavia, quando se remete às análises dos instrumentos de investigação aplicados antes e após o decorrer das atividades laboratoriais, percebeu-se que, na maioria dos resultados, o instrumento aplicado após a oficina apresentou significativamente mais conhecimento do que o instrumento que investigou o conhecimento prévio. Assim, enfatiza-se a importância da aplicação de atividades laboratoriais que visem conectar os temas discutidos às realidades dos estudantes, não sendo elas carregadas de materiais sofisticados, mas sim impregnadas de sentido, coerência e saber. Fazendo com que o aluno alicerce ao seu saber primário os novos saberes adquiridos, conectando-os com qualidade e eficiência. | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation examined how the use of Investigative Teaching Sequences (IST), consolidated laboratory practices, can contribute to scientific literacy in the initial training of Sciences Biology graduates, in order to be reflectein the future in the school environment as a Significant Learning. The research was developed from 2018 to 2020 with a total of 15 students who were between the 5th and 8th semester of the degree course in Biological Sciences of a community university of the central region of Rio Grande do Sul. It is characterized as a qualitative-quantitative research, where a research instrument composed of 10 questions was applied, which guided the themes that were implemented in the four workshops elaborated (Cell as a unit of Life, Diversity of Ecosystems, Sexuality and Preservation of biodiversity), and the knowledge of the licensors evaluated before and after their application. The analysis tool used was the Content Analysis (BARDIN, 1987) and the Llikert Scale (SAMPIERI; COLLADO; LUCIO, 2013). The results of the questionnaires revealed that 53% of licensors chose as Thematic Unit of the new National Common Curriculum Base "Life and Evolution" for the execution of practical activities. However, when referring to the analyses of the research instruments applied before and after the course of laboratory activities, it was noticed that, in most of the results, the instrument applied after the workshop presented significantly more knowledge than the instrument that investigated previous knowledge. Thus, the importance of applying laboratory activities aimed at connecting the themes discussed to the realities of the students are emphasized, and it is not they are loaded with sophisticated materials, but impregnated with meaning, coherence and knowledge. Making the student a foundation to his or her primary knowledge the new acquired knowledge on his primary knowledge, connecting them with quality and efficiency. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Science teaching | en |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | en |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Investigate teaching sequence | en |
dc.subject | Ciências biológicas | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura | pt_BR |
dc.subject | Métodos de ensino | pt_BR |
dc.title | Sequência de ensino investigativa e práticas laboratoriais : novos olhares sobre o ensino de ciências | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001115680 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Ciências Básicas da Saúde | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2020 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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Multidisciplinario (2563)