Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDorneles, Beatriz Vargaspt_BR
dc.contributor.authorNogues, Camila Perespt_BR
dc.date.accessioned2020-06-24T03:39:31Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/210517pt_BR
dc.description.abstractA estimativa numérica tem sido relacionada com o bom desempenho em matemática e com a compreensão da representação numérica mental das crianças. Da mesma maneira, a memória de trabalho também apresenta relações com o desempenho matemático, auxiliando no desenvolvimento das habilidades matemáticas. A presente dissertação tem como objetivos verificar o desempenho de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental em tarefas de estimativa numérica, memória de trabalho e raciocínio quantitativo, bem como relacionar essas medidas e indicar se existe associação da estimativa numérica com o raciocínio quantitativo e com a memória de trabalho. Para atender a esses objetivos, foram realizados dois estudos, apresentados em forma de artigo. Os dois estudos foram conduzidos com a mesma amostra: 143 crianças de 3º e 4º anos do Ensino Fundamental de duas escolas públicas de Porto Alegre, 77 alunos de 3º ano e 67 alunos de 4º ano. O primeiro estudo teve como objetivo verificar o desempenho dos estudantes em duas tarefas de estimativa na reta numérica, a número-posição e a posição-número, em uma escala de 0 a 100. Nesse estudo também foram analisadas as diferenças entre o desempenho nos dois tipos de tarefa e a distribuição das precisões dos estudantes, para verificar qual o modelo que melhor explica o padrão apresentado. O segundo estudo verificou as relações existentes entre estimativa numérica, memória de trabalho e raciocínio quantitativo. As medidas de estimativa foram as mesmas do primeiro estudo, as medidas de memória de trabalho foram a Memória de Dígitos em ordem direta e inversa, Memória de Blocos e o Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey. Os resultados do primeiro estudo indicaram que o desempenho dos alunos foi melhor na tarefa posição-número do que na tarefa número-posição, que existe uma relação direta entre os desempenhos nas duas tarefas e que a distribuição das precisões desses estudantes seguiu um padrão linear. O segundo estudo evidenciou as relações existentes entre as três medidas, destacando relação das duas tarefas de estimativa numérica tanto com a memória de trabalho quanto com o raciocínio quantitativo. A indicação do desempenho de estudantes brasileiros em estimativa numérica e a falta de evidências sobre a relação, especificamente, entre estimativa numérica e memória de trabalho, fortaleceram a proposta de avaliar o desempenho dos alunos nessas medidas, o que confirmou as hipóteses dos estudos. As relações verificadas entre as medidas avaliadas sugerem que a estimativa pode ser utilizada como mais um recurso para auxiliar na aprendizagem da matemática inicial.pt_BR
dc.description.abstractNumber estimation has been related with young children’s math achievements and understanding of mental number representation. In the same way, working memory also presents important relation with mathematical achievement, assisting in the development of mathematical skills. Therefore, this dissertation aims to verify the performance of students from elementary school in number estimation, working memory and quantitative reasoning tasks, as well as relating these measures and indicate if there is an association of number estimation with quantitative reasoning and working memory. To achieve these purposes, two studies were conducted and presented in article form. The two studies were conducted with the same sample: 143 students of 3rd and 4th grades from two public schools in Porto Alegre, 77 3rd graders and 67 4th graders. The first study aimed to verify the performance of the students in two number line estimation tasks, number-to-position and position-to-number, in a scale of 0 to 100. In this study, the differences between the performance in the two number line tasks and the students’ accuracy distribution were also analyzed to verify which model best fits the presented pattern. The second study verified the existing relations between number estimation, working memory and quantitative reasoning. The measures of number estimation were the same of the first study, the measures of working memory were the Digit Recall, Backwards Digit Recall, Block Recall and the Rey Auditory-Verbal Learning Test. The results of the first study indicated that the performance of the students was better in the position-to-number task than in the number-to-position task, that there is a direct relation between the performances in both tasks and that the accuracy distribution follows a linear pattern. The second study showed the relations between the three measures, highlighting the relations between the two tasks of number estimation with both working memory and quantitative reasoning. The indication of the performance of Brazilian students in number estimation and the lack of evidence on the relation, specifically between number estimation and working memory, strengthened the proposal to assess the students' performance in these measures, which confirmed the hypothesis of the studies. The results found indicate number estimation as another resource by which the performance in mathematics can be stimulated.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNumber estimationen
dc.subjectMemória de trabalhopt_BR
dc.subjectRaciocinio quantitativopt_BR
dc.subjectWorking memoryen
dc.subjectQuantitative reasoningen
dc.titleEstimativa numérica, memória e trabalho e raciocínio quantitativo : um estudo com um grupo de alunos de 3º e 4º anos do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001019622pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples