A escola não cabe numa planilha : implicações do programa jovem de futuro para a gestão Democrática da educação numa escola da rede estadual do Rio Grande do Sul
Fecha
2020Tutor
Nivel académico
Maestría
Tipo
Materia
Resumo
Esta dissertação aborda a relação público-privado na educação a partir da intervenção do Instituto Unibanco por meio de sua principal tecnologia educacional, o Programa Jovem de Futuro, numa escola pública do Rio Grande do Sul no período de 2011 a 2013, discutindo as contradições do processo de materialização do programa na escola e suas implicações para a experiência da gestão democrática da mesma. A pesquisa caracteriza-se como documental, analisando qualitativamente fontes primárias do Insti ...
Esta dissertação aborda a relação público-privado na educação a partir da intervenção do Instituto Unibanco por meio de sua principal tecnologia educacional, o Programa Jovem de Futuro, numa escola pública do Rio Grande do Sul no período de 2011 a 2013, discutindo as contradições do processo de materialização do programa na escola e suas implicações para a experiência da gestão democrática da mesma. A pesquisa caracteriza-se como documental, analisando qualitativamente fontes primárias do Instituto Unibanco, fontes secundárias que abarcam as produções acadêmicas acerca dele, bem como documentos do Programa Jovem de Futuro produzidos na e para a escola, no recorte temporal do estudo. Para tanto, contextualizamse entrevistas semiestruturadas realizadas com sujeitos que experienciaram a intervenção do Instituto Unibanco na escola. Além disso, dialoga-se com referenciais teóricos do materialismo histórico-dialético em Marx, em especial com as categorias de análise da totalidade e contradição. Verifica-se, ao longo do trabalho, que as bases da gestão democrática na escola foram sistematicamente ressignificadas a partir das bases procedimentais que definem o conteúdo da proposta do Programa Jovem de Futuro – fundamentalmente o gerencialismo -, ressignificando o caráter da escola e da comunidade, que incorporam a lógica e os interesses do mercado, modificando, dessa forma, o conteúdo da educação pública. ...
Abstract
This dissertation approaches the public-private relationship in education through the intervention of the Unibanco Institute by its leading educational technology, the Youth of the Future Program, in a public school in Rio Grande do Sul from 2011 to 2013, debating contradictions of the development process of the program at school and its implications for its democratic management experience. The research is characterized as a documentary, qualitatively investigating primary sources from the Uni ...
This dissertation approaches the public-private relationship in education through the intervention of the Unibanco Institute by its leading educational technology, the Youth of the Future Program, in a public school in Rio Grande do Sul from 2011 to 2013, debating contradictions of the development process of the program at school and its implications for its democratic management experience. The research is characterized as a documentary, qualitatively investigating primary sources from the Unibanco Institute, secondary sources that incorporate academic productions about it, and documents from the Youth of the Future Program produced in and to the school, by the period proposed for this study. The goal is to contextualize them with semi-structured interviews conducted with subjects who experienced the intervention of Unibanco Institute at the school. Encompassing theoretical sources of historical-dialectical materialism of Marx, especially with the categories of analysis of totality and contradiction it appears that the bases of democratic management at the school were consistently reframed from the procedural principles that define the content of the Youth of the Future Program outline - especially the managerialism. Therefore resignifying the role of the school and community, which incorporate the logic and interests of the market, consequently modifying the content of public education. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (7479)Educación (2504)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License