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dc.contributor.advisorStephanou, Mariapt_BR
dc.contributor.authorDaubermann, Naíra Corrêapt_BR
dc.date.accessioned2020-06-10T03:49:00Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/210234pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta as práticas de escrita ordinárias realizadas por cinco mulheres negras ou quilombolas, da capital e interior do estado do Rio Grande do Sul, nascidas entre as décadas de 1940 e 1970. A partir de seus manuscritos, problematizo os conceitos de escrita de si e práticas de escrita ordinárias. Para tanto, esta pesquisa filia-se no campo da História Cultural e História da Cultura escrita, relacionando-se também com a História da Educação. Como aporte teórico, inspira-se especialmente em Roger Chartier, Antonio Castillo Gómez e Philippe Lejeune. O processo de pesquisa convidou-me a pensar nas reminiscências da memória, que de forma não controlada, podem vir à tona quando se pergunta sobre o passado. Das reminiscências de lembrança, com as quais produzimos nossas identidades, participam também silêncios e esquecimentos. Assim, a empiria é composta por materialidades e gêneros textuais diversificados, realizados no período de 1970 a 2019. Escrevem em busca de uma escuta? Um pedido de ajuda? Um desejo de lembrança para o futuro? Uma função social? A análise aqui realizada permite dizer as especificidades de sua produção material guardam relações com o grupo social de pertencimento, o grau de escolaridade e a relação pessoal com as práticas de leitura e escrita. Não se pode dizer que representam todas as práticas de escrita realizadas pelas mulheres da pesquisa ao longo de suas vidas. Mas o corpus empírico convida a refletir sobre o desejo de narrar-se, o gesto de produção, os significados de guardar... a produção de uma memória do cotidiano.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation presents the common writing practices performed by five black or quilombola women, from the capital and interior of the state of Rio Grande do Sul, born between the decades of 1940s and 1970s. From their manuscripts, I problematizo the concepts of writing themselves and ordinary writing practices. For that, this research is affiliated in the field of Cultural History and History of Written Culture, also relating to the History of Education. As a theoretical contribution, it is especially inspired by Roger Chartier, Antonio Castillo and Philippe Lejeune. The research process invited me to think about the reminiscences of memory, which in an uncontrolled way, can come to the fore when asked about the past. From the reminiscences of remembrance, with which we produce our identities, are presents also silences and forgetfulness. Thus, empiria is composed of diversified texts materialities and genres, performed from 1970 to 2019. Do they write in search of a wiretap? A request for help? A desire for remembrance for the future? A social function? The analysis here allows us to say the specificities of its material production have relationships with the social group of belonging, the degree of education and personal relationship with reading and writing practices. It cannot be said that they represent all writing practices performed by the women of the research throughout their lives. But the empirical corpus invites us to reflect on the desire to narrate, the gesture of production, the meanings of saving... the production of a memory of everyday life.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectWriting practices ordinaryen
dc.subjectWriting of black womenen
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectWriting of quilombola womenen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectMemory and narrativeen
dc.subjectMulher negrapt_BR
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.subjectLiteracy.en
dc.titlePráticas de escrita ordinárias de mulheres negras : memórias Narrativas de sipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001114934pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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