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dc.contributor.advisorMenezes, Magali Mendes dept_BR
dc.contributor.authorCamisolão, Rita de Cássia dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2020-06-10T03:48:58Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/210231pt_BR
dc.description.abstractEssa pesquisa investiga ações de acolhimento ao estudante negro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e analisa a concepção do termo no contexto em que elas surgem, examinando de que forma essas são compreendidas pelos estudantes negros e como se articulam com a concretude de sua escrevivência no ambiente acadêmico. Insere-se na temática das Ações Afirmativas no Ensino Superior, tendo como pressuposto que o acolhimento, num sentido múltiplo e profundo, é uma questão central na permanência e diplomação do estudante universitário. Assim sendo, explora ações desenvolvidas em espaços institucionais e não institucionais, no esforço por perceber como se distinguem as formas de organização de ambos frente ao acolhimento. Utiliza-se do método cartográfico e da escrevivência, sendo essa última explorada também do ponto de vista conceitual, de autoria da escritora Conceição Evaristo. Apresenta ainda uma análise documental e depoimentos de graduandos negros dessa universidade. A pesquisa indica que as ações de acolhimento institucionais na UFRGS, ainda que impactem positivamente a trajetória dos estudantes negros, não são suficientes para suprir todas as demandas específicas que eles vêm apontando, tampouco atingem a totalidade dos ingressantes. Ademais, cartografa as ações desenvolvidas pelos próprios discentes negros, que acolhem aos seus pares e que se desdobram em escrevivência do negro na universidade.pt_BR
dc.description.abstractThis research investigates reception actions to the black student of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul and analyzes the conception of the term in the context in which they arise, examining how they have been understood by the black students and how they articulate with the concreteness of their Escrevivência in the academic environment. It is part of the theme of Affirmative Actions in Higher Education, assuming that the reception, in a multiple and deep sense, is a central issue in the permanence and graduation of the university student. Therefore, it explores actions developed in institutional and non-institutional spaces, in an effort for understand how both the forms of organization are distinguished from the reception. It uses the cartographic method and the Escrevivência, the latter being explored also from the conceptual point of view, authored by the writer Conceição Evaristo. It also presents a documentary analysis and testimonials of black undergraduates of this University. The research indicates that the institutional reception actions at Universidade Federal do Rio Grande do Sul, although positively impacting the trajectory of black students, are not enough to supply all specific demands that they have been pointing out, nor do they meet all the newcomers. In addition, it maps the actions developed by the black students themselves, who welcome their peers and who unfold themselves in Escrevivência of black people at the University.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAções afirmativaspt_BR
dc.subjectAffirmative actionsen
dc.subjectNegrospt_BR
dc.subjectBlacksen
dc.subjectAcolhimentopt_BR
dc.subjectReceptionen
dc.subjectVivênciapt_BR
dc.titleCartografia do acolhimento : escrevivências do estudante negro na UFRGSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001114991pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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