Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAxt, Margaretept_BR
dc.contributor.authorSantos, Nair Iracema Silveira dospt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T17:20:01Zpt_BR
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/2076pt_BR
dc.description.abstractApresentamos neste trabalho um estudo sobre a processualidade das relações da escola pública com a comunidade, enfocando os agenciamentos que operam na constituição de diferentes modos de relação em uma instituição situada na região metropolitana de Porto Alegre. Sob os referenciais de Gilles Deleuze e Félix Guattari, procuramos pensar as relações como acontecimentos, efeitos de sentidos, agenciados coletivamente por instâncias heterogêneas que compõem o real social. Nosso problema se inscreve no âmbito do discurso e da subjetividade, partindo da hipótese de que é possível pensar as relações nas instituições, para além das representações individuais, para além das relações interpessoais, para além do pressuposto da reprodução social. Procuramos articular conhecimentos da Análise de Discurso na vertente Francesa com as discussões empreendidas por Deleuze e Guattari sobre uma Filosofia da Linguagem e uma Teoria da Subjetividade. Utilizamos o recurso cartográfico proposto por estes autores, trabalhando com os discursos produzidos no encontro da escola com a comunidade. Para tal acompanhamos as atividades de uma escola durante um ano, realizando entrevistas, observações, leitura de documentos, participando de reuniões e encontros festivos. Encontramos em nosso estudo algumas dobras das relações da escola com a comunidade, dobras que nos falam da sua complexidade, a qual temos deixado escapar, ao entendermos as relações, marcados pelo modo-indivíduo de subjetivação, que ganhou força desde a modernidade. Nossa cartografia registrou várias dobras, algumas um pouco mais intensas, como a dobra burocrática, a qual impede que outras forças possam ser potencializadas na escola. Procuramos aqui construir um modo de pensar as relações nas instituições, um pensar nas dobras, para regar um pouco o campo da Análise Institucional no âmbito da Psicologia e da Educação.pt_BR
dc.description.abstractThis research present a study on the manner of proceeding of the relations between public school and community, focusing on the agencement that works in the constitution of the different ways of relations in an educational institution of the metropolitan region of Porto Alegre. Based on Gilles Deleuze and Félix Guattari, we try to think of the relations as events, effects of meaning collectivelly agenced by heterogeneous instances that compose the real social. Our problem concerns the field of action of discourse and subjectivity , assuming the hypothesis that it is possible to conceive the relations in the institutions beyond the individual representation, the interpersonal relations and the postulation of the social reproduction. We intend to join the knowledge of the Discourse Analysis of the French trend to the discussion proposed by Deleuze and Guattary on a Philosophy of the Language and a Theory of Subjectivity. We use the cartographic resource proposed by these authors, working with the discourses produced by the interaction between school and community. To accomplish such proposal we attended school activities during a year , having interviews, observations, documents reading as well as participating in meetings and festive gatherings.In our study we found some foldings concerning the relations between school and community. These foldings show us the complexity of this relations which we have ignored when trying to understand it based on the individual mode of subjectivity which has become stronger since modern times. Our cartography recorded many foldings, some more intense like the bureaucratic folding which prevents other forces from being more powerful at school. We intend to develop a way of thinking of the realtions in the institutions, a thought of the foldings, to feed the field of the Institutional Analysis of Psychology and Education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRelação escola-comunidadept_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectFilosofia da linguagempt_BR
dc.subjectAvaliação institucionalpt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectEnsino públicopt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectDeleuze, Gilles, 1925-1995pt_BR
dc.subjectGuattari, Felix, 1930-1992pt_BR
dc.titleEscola pública e comunidade : relações em d'obraspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000313939pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2002pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples