Aprendizagem : intersecções entre quatro ciências
Visualizar/abrir
Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O objetivo do presente trabalho é apresentar uma revisão teórica, ilustrada com um perfil de estudante, que visa a compreensão multidisciplinar dos processos que envolvem a aprendizagem, constituindo-se em uma possível ferramenta teórica para o auxílio dos professores. Partindo da premissa de que existem diversas ciências que estudam tal processo e não dialogam entre si, o estudo foi feito em duas etapas. Em um primeiro momento, realizamos um resgate teórico de quatro ciências selecionadas: as ...
O objetivo do presente trabalho é apresentar uma revisão teórica, ilustrada com um perfil de estudante, que visa a compreensão multidisciplinar dos processos que envolvem a aprendizagem, constituindo-se em uma possível ferramenta teórica para o auxílio dos professores. Partindo da premissa de que existem diversas ciências que estudam tal processo e não dialogam entre si, o estudo foi feito em duas etapas. Em um primeiro momento, realizamos um resgate teórico de quatro ciências selecionadas: as Psicologias Pedagógicas, tendo como enfoque as contribuições da Epistemologia Genética de Piaget e a Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky; as Ciências Sociais, nos baseando na obra “Sucesso Escolar nos Meios Populares” de Lahire (1995); a Neurociência, tendo respaldo no livro de Cosenza e Guerra (2011), “Neurociência e Educação: como o cérebro aprende”; a Pedagogia e o triângulo pedagógico de Houssaye (1988). Tendo como pergunta geradora “quais seriam as intersecções e os eixos comuns entre estes quatro campos investigativos”, a segunda etapa constituiu-se na elaboração do perfil, no sentido de Lahire, de uma aluna. Este perfil foi construído através de um conjunto de sete entrevistas semiestruturadas com professores da aluna assim como uma entrevista semiestruturada com o pai da criança. Ao finalizar as partes teórica e prática, analisamos o desempenho escolar da educanda, criando ligações entre os campos analisados. Conclui-se que a aprendizagem e o conhecimento se dão a partir das experiências e das vivências, sendo este trabalho também resultado de minha trajetória ao longo do curso: entender o aprendizado é relacioná-lo às vivências individuais. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License