Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDorneles, Beatriz Vargaspt_BR
dc.contributor.authorMiltzman, Mauropt_BR
dc.date.accessioned2020-03-12T04:13:07Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/206668pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do presente trabalho é apresentar uma revisão teórica, ilustrada com um perfil de estudante, que visa a compreensão multidisciplinar dos processos que envolvem a aprendizagem, constituindo-se em uma possível ferramenta teórica para o auxílio dos professores. Partindo da premissa de que existem diversas ciências que estudam tal processo e não dialogam entre si, o estudo foi feito em duas etapas. Em um primeiro momento, realizamos um resgate teórico de quatro ciências selecionadas: as Psicologias Pedagógicas, tendo como enfoque as contribuições da Epistemologia Genética de Piaget e a Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky; as Ciências Sociais, nos baseando na obra “Sucesso Escolar nos Meios Populares” de Lahire (1995); a Neurociência, tendo respaldo no livro de Cosenza e Guerra (2011), “Neurociência e Educação: como o cérebro aprende”; a Pedagogia e o triângulo pedagógico de Houssaye (1988). Tendo como pergunta geradora “quais seriam as intersecções e os eixos comuns entre estes quatro campos investigativos”, a segunda etapa constituiu-se na elaboração do perfil, no sentido de Lahire, de uma aluna. Este perfil foi construído através de um conjunto de sete entrevistas semiestruturadas com professores da aluna assim como uma entrevista semiestruturada com o pai da criança. Ao finalizar as partes teórica e prática, analisamos o desempenho escolar da educanda, criando ligações entre os campos analisados. Conclui-se que a aprendizagem e o conhecimento se dão a partir das experiências e das vivências, sendo este trabalho também resultado de minha trajetória ao longo do curso: entender o aprendizado é relacioná-lo às vivências individuais.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.titleAprendizagem : intersecções entre quatro ciênciaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001092196pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples