Estigma e fracasso escolar : um olhar sobre o processo de ensino e aprendizagem
View/ Open
Date
2019Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho tem como objetivo trazer uma reflexão acerca do estigma e o fracasso escolar, observando os processos de ensino e aprendizagem. Configura-se em um ensaio no qual apresento e discuto referencial bibliográfico pertinente à temática bem como apoio-me em experiências de estágio e docência em escolas da rede pública. No que se refere à reflexão teórica, trabalho conceitos da psicologia, da psicopedagogia e teço uma reflexão geral sobre o estigma, termo trabalhado por Goffman (196 ...
O presente trabalho tem como objetivo trazer uma reflexão acerca do estigma e o fracasso escolar, observando os processos de ensino e aprendizagem. Configura-se em um ensaio no qual apresento e discuto referencial bibliográfico pertinente à temática bem como apoio-me em experiências de estágio e docência em escolas da rede pública. No que se refere à reflexão teórica, trabalho conceitos da psicologia, da psicopedagogia e teço uma reflexão geral sobre o estigma, termo trabalhado por Goffman (1963). Cada capítulo apresenta cenas que dialogam com o referencial teórico, são cenas de alunos que pensam ser fracassados e professores, que manifestam através de falas e atitudes suas visões acerca de si mesmos ou dos outros construídas por relações vividas dentro do contexto escolar, produzindo como um ciclo, o fracasso escolar. De modo geral, pode-se concluir que não conseguindo atender aos desejos e às demandas do Outro, o discente, marcado por uma visão que o estigmatiza, incorpora no contexto escolar um sintoma (BOSSA, 2002), demonstrando que algo não está ocorrendo bem. Assim, aponto o estigma como um dos importantes fatores mobilizadores do fracasso escolar. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License
