Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCharczuk, Simone Biccapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Camila de Medeiros dospt_BR
dc.date.accessioned2020-03-12T04:12:59Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/206662pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo trazer uma reflexão acerca do estigma e o fracasso escolar, observando os processos de ensino e aprendizagem. Configura-se em um ensaio no qual apresento e discuto referencial bibliográfico pertinente à temática bem como apoio-me em experiências de estágio e docência em escolas da rede pública. No que se refere à reflexão teórica, trabalho conceitos da psicologia, da psicopedagogia e teço uma reflexão geral sobre o estigma, termo trabalhado por Goffman (1963). Cada capítulo apresenta cenas que dialogam com o referencial teórico, são cenas de alunos que pensam ser fracassados e professores, que manifestam através de falas e atitudes suas visões acerca de si mesmos ou dos outros construídas por relações vividas dentro do contexto escolar, produzindo como um ciclo, o fracasso escolar. De modo geral, pode-se concluir que não conseguindo atender aos desejos e às demandas do Outro, o discente, marcado por uma visão que o estigmatiza, incorpora no contexto escolar um sintoma (BOSSA, 2002), demonstrando que algo não está ocorrendo bem. Assim, aponto o estigma como um dos importantes fatores mobilizadores do fracasso escolar.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstigmapt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleEstigma e fracasso escolar : um olhar sobre o processo de ensino e aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001113577pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples