No ritmo das galinhas : a educação do trabalhador em uma empresa do complexo avícola industrial
Fecha
1990Autor
Tutor
Nivel académico
Maestría
Tipo
Resumo
O estudo objetiva descrever a educação do trabalhador em uma empresa do complexo avícola-industrial, situada em área rural. Descreve o processo de transição camponês – trabalhador em empresa avícola industrial, o processo de trabalho (a seleção, produção, qualificação e hierarquização do trabalhador), a pedagogia do cotidiano (o impacto de morar em uma vila, o final de semana, as férias, o lazer, a creche da empresa) e a primeira paralisação realizada na empresa. Considerações finais são realiz ...
O estudo objetiva descrever a educação do trabalhador em uma empresa do complexo avícola-industrial, situada em área rural. Descreve o processo de transição camponês – trabalhador em empresa avícola industrial, o processo de trabalho (a seleção, produção, qualificação e hierarquização do trabalhador), a pedagogia do cotidiano (o impacto de morar em uma vila, o final de semana, as férias, o lazer, a creche da empresa) e a primeira paralisação realizada na empresa. Considerações finais são realizadas na relação cotidiano do trabalho e saber aplicado aos processos de resistência incipientes à exploração do capital sobre o trabalho. ...
Abstract
This work describes the education of workers in a poultry agro-industry, located in a rural área in Brazil. It describes the process of transition from farm workers to poultry industry worker, the work process (selection, production, training and industrial relations), learning through daily activities (the impact of living in a slum, the weekend, holidays, leisure, the company nursery) and the first strike which occurred at the company. Final considerations are made with respect to the relatio ...
This work describes the education of workers in a poultry agro-industry, located in a rural área in Brazil. It describes the process of transition from farm workers to poultry industry worker, the work process (selection, production, training and industrial relations), learning through daily activities (the impact of living in a slum, the weekend, holidays, leisure, the company nursery) and the first strike which occurred at the company. Final considerations are made with respect to the relation between daily work conditions and the application of knowledge concerning the process of initial resistance to the exploitation of workers by capital. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pós-Graduação em Educação.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (7477)Educación (2503)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License