Programação nos anos iniciais : uma contribuição para a aprendizagem da matemática
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Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
O presente trabalho de dissertação de cunho qualitativo tem por objetivo analisar como a programação pode contribuir para a construção de conceitos relacionados à localização e movimentação espacial. Para isso, fundamenta-se na Teoria dos Campos Conceituais desenvolvida por Gerard Vergnaud e nas ideias construtivistas de Piaget e Inhelder em relação ao desenvolvimento da Geometria, a fim de compreender os conceitos e esquemas utilizados pelas crianças ao estarem em contato com a programação. Ba ...
O presente trabalho de dissertação de cunho qualitativo tem por objetivo analisar como a programação pode contribuir para a construção de conceitos relacionados à localização e movimentação espacial. Para isso, fundamenta-se na Teoria dos Campos Conceituais desenvolvida por Gerard Vergnaud e nas ideias construtivistas de Piaget e Inhelder em relação ao desenvolvimento da Geometria, a fim de compreender os conceitos e esquemas utilizados pelas crianças ao estarem em contato com a programação. Baseia-se também nas ideias construcionistas desenvolvidas por Seymour Papert para compreender como a utilização da programação pode contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem matemática. A investigação foi desenvolvida nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com uma turma multisseriada de quarto e quinto anos e envolveu atividades de programação no espaço físico e no software de programação Scratch. A partir dos resultados, constatou-se que ambas as formas de utilização da programação, no espaço físico e no Scratch, contribuíram para o desenvolvimento de conceitos relacionados à localização e à movimentação espacial como: lateralidade, coordenadas cartesianas e ângulo. Além de outros conceitos relacionados à matemática, como: condicionalidade, números inteiros, e as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão. ...
Abstract
The present qualitative research aims to analyze how programming can contribute to the construction of concepts related to location and spatial movement. For this, the Conceptual Fields' Theory developed by Gerard Vergnaud and the constructivist ideas of Piaget and Inhelder in relation to the development of Geometry, are used for the purpose of understanding the concepts and schemes used by children when they are in contact with programming. This research is also based on the constructional ide ...
The present qualitative research aims to analyze how programming can contribute to the construction of concepts related to location and spatial movement. For this, the Conceptual Fields' Theory developed by Gerard Vergnaud and the constructivist ideas of Piaget and Inhelder in relation to the development of Geometry, are used for the purpose of understanding the concepts and schemes used by children when they are in contact with programming. This research is also based on the constructional ideas developed by Seymour Papert to understand how the use of programming can contribute to the development of mathematical learning. The research was conducted with a multiseried class of fourth and fifth grades of elementary school, and the tasks involved programming activities in physical space and in Scratch programming software. From the results, it was found that both forms of programming, in physical space and in Scratch software, contributed to the development of concepts, such as: laterality, Cartesian coordinates and angle. Besides other concepts related to mathematics, such as: conditionality, integers, and the operations of addition, subtraction, multiplication and division. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática e Estatística. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática.
Coleções
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Multidisciplinar (2573)Ensino de Matemática (205)
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