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dc.contributor.advisorFioreze, Leandra Anversapt_BR
dc.contributor.authorBrandt, Natalipt_BR
dc.date.accessioned2019-12-27T04:05:24Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/203917pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de dissertação de cunho qualitativo tem por objetivo analisar como a programação pode contribuir para a construção de conceitos relacionados à localização e movimentação espacial. Para isso, fundamenta-se na Teoria dos Campos Conceituais desenvolvida por Gerard Vergnaud e nas ideias construtivistas de Piaget e Inhelder em relação ao desenvolvimento da Geometria, a fim de compreender os conceitos e esquemas utilizados pelas crianças ao estarem em contato com a programação. Baseia-se também nas ideias construcionistas desenvolvidas por Seymour Papert para compreender como a utilização da programação pode contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem matemática. A investigação foi desenvolvida nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com uma turma multisseriada de quarto e quinto anos e envolveu atividades de programação no espaço físico e no software de programação Scratch. A partir dos resultados, constatou-se que ambas as formas de utilização da programação, no espaço físico e no Scratch, contribuíram para o desenvolvimento de conceitos relacionados à localização e à movimentação espacial como: lateralidade, coordenadas cartesianas e ângulo. Além de outros conceitos relacionados à matemática, como: condicionalidade, números inteiros, e as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.pt_BR
dc.description.abstractThe present qualitative research aims to analyze how programming can contribute to the construction of concepts related to location and spatial movement. For this, the Conceptual Fields' Theory developed by Gerard Vergnaud and the constructivist ideas of Piaget and Inhelder in relation to the development of Geometry, are used for the purpose of understanding the concepts and schemes used by children when they are in contact with programming. This research is also based on the constructional ideas developed by Seymour Papert to understand how the use of programming can contribute to the development of mathematical learning. The research was conducted with a multiseried class of fourth and fifth grades of elementary school, and the tasks involved programming activities in physical space and in Scratch programming software. From the results, it was found that both forms of programming, in physical space and in Scratch software, contributed to the development of concepts, such as: laterality, Cartesian coordinates and angle. Besides other concepts related to mathematics, such as: conditionality, integers, and the operations of addition, subtraction, multiplication and division.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino da matematicapt_BR
dc.subjectSoftware : Matematicapt_BR
dc.subjectAprendizagem : Matematicapt_BR
dc.subjectEducação matemática : Computador na educação : Linguagem logopt_BR
dc.titleProgramação nos anos iniciais : uma contribuição para a aprendizagem da matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001109439pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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