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dc.contributor.advisorFranzói, Naira Lisboapt_BR
dc.contributor.authorZibenberg, Igor Ghelman Sordipt_BR
dc.date.accessioned2019-12-27T04:03:14Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/203807pt_BR
dc.description.abstractEsta tese tem com objeto de análise o êxito escolar dos egressos da Educação Profissional Técnica de Ensino Médio Integrada ao Ensino Médio dos cursos do Campus Restinga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Mobilizando aportes teórico-metodológicos da tradição sociológica disposicionalista fundamentada em Pierre Bourdieu e Bernard Lahire, o objetivo é compreender a incorporação do êxito escolar através da formação dos habitus estudantis dos referidos concluintes. Para produção do material empírico, foram realizadas entrevistas longas e semiestruturadas com estudantes que concluíram os cursos entre os anos de 2015 e 2018. A hipótese inicial é a de que haveria uma relação entre a conclusão do curso com a constituição de um habitus estudantil através das disposições sociais incorporadas pelos egressos através das redes de interdependência e dos quadros de socialização a que pertencem os estudantes. A análise das transcrições das entrevistas confrontadas com o aparato teórico permite sintetizar que os egressos concluíram seus cursos a partir da incorporação e da atualização de seus habitus os quais, apesar de apresentarem algumas disposições sociais recorrentes, se demonstraram heterogêneos entre si. Ou seja, embora o conjunto de disposições sociais tenha se mostrado rentável do ponto de vista escolar, não há um habitus estudantil uníssono entre eles, mas a viabilização do êxito escolar se constitui a partir de uma pluralidade de habitus estudantis. Em cada um dos oito casos analisados foram identificados os quadros de socialização que influenciaram a constituição das disposições sociais correlatas ao êxito escolar, sendo que as redes de interdependência da família, da escola de Ensino Fundamental e do Campus Restinga se apresentaram com os principais contextos de socialização.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis has as object of analysis the academic success of the graduates of the Technical Education of High School Integrated to High School of the courses of the Restinga Campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul. Mobilizing theoretical and methodological contributions of the dispositionalist sociological tradition based on Pierre Bourdieu and Bernard Lahire, the objective is to understand the incorporation of school success through the formation of student´s habitus of the referred graduates. For the production of empirical material, long and semi-structured interviews were conducted with students who completed the courses between 2015 and 2018.The initial hypothesis is that there would be a relationship between the conclusion of the course and the constitution of a student´s habitus through the social dispositions incorporated by the graduates through the networks of interdependence and the socialization frameworks to which the students belong. The analysis of the interviews transcripts confronted with the theoretical apparatus allows us to synthesize that the graduates completed their courses from the incorporation and updating of their habitus which, despite presenting some recurrent social dispositions, proved to be heterogeneous among each other. In other words, although the set of social dispositions proved to be profitable from the school point of view, there is not a unified student´s habitus among them, but the viability of school success is constituted from a plurality of student´s habitus. In each of the eight cases analyzed, the socialization frameworks that influenced the constitution of social dispositions related to school success were identified, being that the networks of interdependence of the family, elementary school and Campus Restinga were the main contexts of socialization.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectIntegrated high schoolen
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectSchool successen
dc.subjectÊxito escolarpt_BR
dc.subjectStudent´s habitusen
dc.titleDas disposições sociais aos habitus estudantis : as incorporações do êxito escolar no ensino médio integradopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001109326pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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