O universo mágico no digital : um estudo de caso sobre o uso de um material digital educacional no contexto da educação infantil
Visualizar/abrir
Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Outro título
The magic universe in digital : a case study on the use of digital educational material in the context of early childhood education
Assunto
Resumo
Muitos desafios percorrem o fazer docente na Educação Infantil, entretanto, mais do que apontar desafios, se faz necessário transformá-los em possibilidades dentro da atuação do professor dessa etapa da educação básica. No presente trabalho, desafios da docência em uma escola infantil de turno integral na cidade de Gramado-RS, num contexto de turma de jardim, foram mote para a criação de um Material Educacional Digital (MED). Desta forma, o trabalho tem como embasamento teórico os conceitos de ...
Muitos desafios percorrem o fazer docente na Educação Infantil, entretanto, mais do que apontar desafios, se faz necessário transformá-los em possibilidades dentro da atuação do professor dessa etapa da educação básica. No presente trabalho, desafios da docência em uma escola infantil de turno integral na cidade de Gramado-RS, num contexto de turma de jardim, foram mote para a criação de um Material Educacional Digital (MED). Desta forma, o trabalho tem como embasamento teórico os conceitos de educação infantil, educação integral, tecnologias na educação infantil e projetos de trabalho como base para o estudo. A pesquisa de caráter qualitativa teve como principal estratégia o estudo de caso realizado a partir da construção do MED e sua aplicação em uma turma de estudantes do jardim incluindo a participação dos pais. O questionário foi o principal instrumento de coleta de dados da pesquisa, e teve como objetivo investigar de que forma a utilização de um Material Educacional Digital em formato de página web contribuiu para as práticas pedagógicas na educação infantil do contexto anunciado. Como resultados obtidos foram detectados aspectos com relação ao uso da página web como recurso pedagógico, as tecnologias digitais e as suas contribuições ao repertório cultural dos sujeitos da pesquisa, por fim, observa-se os desafios da inclusão digital e a participação das famílias na escolarização dos filhos. ...
Abstract
Many challenges are related to teaching in Early Childhood Education, however, rather than pointing out challenges, it becomes necessary to transform them into possibilities within the teacher's performance of this stage of basic education. In the present work, challenges of teaching in a full-time nursery school in the city of Gramado-RS, in a context of garden class, were motto for the creation of a Digital Educational Material (MED). In this way, the work has as theoretical foundation the co ...
Many challenges are related to teaching in Early Childhood Education, however, rather than pointing out challenges, it becomes necessary to transform them into possibilities within the teacher's performance of this stage of basic education. In the present work, challenges of teaching in a full-time nursery school in the city of Gramado-RS, in a context of garden class, were motto for the creation of a Digital Educational Material (MED). In this way, the work has as theoretical foundation the concepts of early childhood education, integral education, technologies in early childhood education and work projects as the basis for the study. The qualitative research had as main strategy the case study carried out from the construction of the MED and its application in a class of students of the garden including the participation of the parents. The questionnaire was the main instrument of data collection of the research, and aimed to investigate how the use of a Digital Educational Material in web page format contributed to the pedagogical practices in early childhood education in the context announced. As results obtained, we detected aspects related to the use of the web page as a pedagogical resource, the digital technologies and their contributions to the cultural repertoire of the research subjects. Finally, we observe the challenges of digital inclusion and the participation of families in schooling of children. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License