Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Kétia Kellen Araújo dapt_BR
dc.contributor.authorLuz, Sabrina Emanuele de Almeida dapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-19T03:59:32Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/203217pt_BR
dc.description.abstractMuitos desafios percorrem o fazer docente na Educação Infantil, entretanto, mais do que apontar desafios, se faz necessário transformá-los em possibilidades dentro da atuação do professor dessa etapa da educação básica. No presente trabalho, desafios da docência em uma escola infantil de turno integral na cidade de Gramado-RS, num contexto de turma de jardim, foram mote para a criação de um Material Educacional Digital (MED). Desta forma, o trabalho tem como embasamento teórico os conceitos de educação infantil, educação integral, tecnologias na educação infantil e projetos de trabalho como base para o estudo. A pesquisa de caráter qualitativa teve como principal estratégia o estudo de caso realizado a partir da construção do MED e sua aplicação em uma turma de estudantes do jardim incluindo a participação dos pais. O questionário foi o principal instrumento de coleta de dados da pesquisa, e teve como objetivo investigar de que forma a utilização de um Material Educacional Digital em formato de página web contribuiu para as práticas pedagógicas na educação infantil do contexto anunciado. Como resultados obtidos foram detectados aspectos com relação ao uso da página web como recurso pedagógico, as tecnologias digitais e as suas contribuições ao repertório cultural dos sujeitos da pesquisa, por fim, observa-se os desafios da inclusão digital e a participação das famílias na escolarização dos filhos.pt_BR
dc.description.abstractMany challenges are related to teaching in Early Childhood Education, however, rather than pointing out challenges, it becomes necessary to transform them into possibilities within the teacher's performance of this stage of basic education. In the present work, challenges of teaching in a full-time nursery school in the city of Gramado-RS, in a context of garden class, were motto for the creation of a Digital Educational Material (MED). In this way, the work has as theoretical foundation the concepts of early childhood education, integral education, technologies in early childhood education and work projects as the basis for the study. The qualitative research had as main strategy the case study carried out from the construction of the MED and its application in a class of students of the garden including the participation of the parents. The questionnaire was the main instrument of data collection of the research, and aimed to investigate how the use of a Digital Educational Material in web page format contributed to the pedagogical practices in early childhood education in the context announced. As results obtained, we detected aspects related to the use of the web page as a pedagogical resource, the digital technologies and their contributions to the cultural repertoire of the research subjects. Finally, we observe the challenges of digital inclusion and the participation of families in schooling of children.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectChildren’s Educationen
dc.subjectDigital Educational Materialen
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.subjectMediasen
dc.subjectTechonological Resourcesen
dc.titleO universo mágico no digital : um estudo de caso sobre o uso de um material digital educacional no contexto da educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeThe magic universe in digital : a case study on the use of digital educational material in the context of early childhood educationen
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001108907pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples