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dc.contributor.advisorMadeira, Lígia Moript_BR
dc.contributor.authorSoares, Tamara Joana Biolopt_BR
dc.date.accessioned2019-12-11T03:59:34Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/202491pt_BR
dc.description.abstractDissertação de Mestrado que avalia o processo de implementação de dois programas baseados em evidências de prevenção da violência no desenvolvimento infantil aplicados na cidade de Pelotas, RS. Apresenta evidências científicas da efetividade de programas de prevenção da violência no desenvolvimento infantil e sobre o que contribui para garantir uma implementação efetiva desses programas no âmbito do serviço público. Descreve o processo de implementação ocorrido em 2018 em Pelotas dos programas ACT para Educar Crianças em Ambientes Seguros e Conte Comigo de compartilhamento de livros. Discute os dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e grupos focais sobre a percepção de gestores, implementadores, pesquisadores e usuárias desses dois programas à luz das evidências científicas sobre implementação de programas baseados em evidências. Conclui que a presença de fatores como liderança, supervisão profissional, motivação dos implementadores são fundamentais para a implementação. Acrescenta que a motivação do servidor público é um benefício extra da aplicação de programas baseados em evidências. Já fatores negativos como a falta de estrutura para a aplicação são desestimulantes e podem comprometer a efetividade da implementação, em consonância com a literatura da ciência da implementação.pt_BR
dc.description.abstractMaster's Dissertation that evaluates the implementation process of two evidence-based programs for the prevention of violence in child development applied in the city of Pelotas, RS. It presents scientific evidence on the effectiveness of violence prevention programs in child development and on what contributes to ensure an effective implementation of these programs within the public service. It describes the implementation process that took place in 2018 in Pelotas of the ACT Program for Educating Children in Safe Environments and of the Count on Me Program of book sharing. The paper discusses the data collected through semi-structured interviews and focus groups on the perceptions of managers, implementers, researchers and users of these two programs in light of the scientific evidence on the implementation of evidence-based programs. It concludes that the presence of factors such as leadership, professional supervision, and motivation of implementers are fundamental to implementation. It adds that the motivation of public servants is an extra benefit of the application of evidence-based programs. Negative factors such as the lack of structure for the application are discouraging and may compromise the effectiveness of the implementation, in line with the implementation science literature.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectPublic Policyen
dc.subjectViolence preventionen
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectSegurança públicapt_BR
dc.subjectDevelopmental violence preventionen
dc.subjectEvidence based public safetyen
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectImplementation of public policiesen
dc.subjectPelotas (RS)pt_BR
dc.subjectChild developmenten
dc.titlePolíticas públicas e prevenção da violência no desenvolvimento infantil baseada em evidências : uma análise da implementação dos programas ACT e Conte comigo na cidade de Pelotas, RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001107535pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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