Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPillar, Analice Dutrapt_BR
dc.contributor.authorEvalte, Tatiana Telchpt_BR
dc.date.accessioned2019-11-26T03:54:02Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/202059pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa buscou analisar a importância da leitura de imagens na formação do pedagogo, utilizando como base teórica a semiótica discursiva de A. J. Greimas e a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa. A todo momento estamos interagindo com imagens apresentadas em diferentes tipos de suporte — outdoors, placas eletrônicas, telas, livros, revistas. Presenciamos uma grande transformação nos modos de interagir com outras pessoas, de compartilhar aquilo que estamos vivendo, e isso tem sido feito, principalmente, por meio de produções imagéticas. Ao refletir sobre o quanto nos deixamos envolver pelas imagens, interessa investir em uma educação que se preocupe com o visual. Há muito tempo preocupamo-nos em alfabetizar o verbal e hoje presenciamos uma necessidade de definirmos bases para a leitura do visual, já que estamos imersos em uma cultura fortemente visual. Trazer essas criações para discussão em um curso de formação de professores assume grande relevância, uma vez que hoje as crianças vêm interagindo, cada vez mais cedo, com produções imagéticas através de novas tecnologias, e a educação precisa problematizar os efeitos de sentido propiciados por essas criações. O corpus de análise da pesquisa envolveu quatro objetos: o livro de literatura infantil A quatro mãos, de Marilda Castanha; uma produção audiovisual da mídia televisiva, Astronauta, do Itaú; o desenho animado Gravity Falls: Dipper e Mabel contra o futuro; e a obra de arte O Triângulo do Atlântico entre tempos distópicos, do artista Arjan Martins. Cada um desses gêneros de produções está presente na vida tanto dos professores quanto das crianças. Num primeiro momento, as produções foram descritas e analisadas, buscando compreender os efeitos de sentido que as relações entre seus elementos e linguagens possibilitam. Em seguida, foi constituído um grupo focal com alunos de um curso de Licenciatura em Pedagogia, com o qual realizamos quatro encontros em que foram apresentadas, em cada um deles, uma das produções para a leitura. Foi elaborado um questionário/roteiro para cada uma das produções de modo a proporcionar e incentivar a leitura. Num terceiro momento, foi feito o cruzamento das leituras das produções realizadas pela pesquisadora com as leituras feitas pelos alunos do grupo focal. As análises evidenciaram grande interesse dos alunos na leitura de imagens, bem como na construção de sentidos a partir dos elementos presentes nas produções e em suas experiências. O questionário/roteiro elaborado foi muito pertinente ao desafiar os alunos a problematizarem o que estavam vendo. As conclusões apontaram que, ao nos lançarmos esse desafio, qual seja, o de problematizar a leitura de imagens para que tanto o pedagogo leia como possibilite atividades de leitura de imagens a seus alunos, buscamos contribuir para uma educação que enfoque a linguagem visual. Ao término dessa pesquisa, acreditamos ter constituído alguns subsídios, tanto para os professores que atuam na formação de licenciandos em Pedagogia, quantos aos que atuam na educação infantil e básica, para que possam propiciar a leitura de imagens no cotidiano de seus alunos.pt_BR
dc.description.abstractThis research sought to analyze the importance of reading images in the education of the school teacher, using as theoretical basis the Discursive Semiotics of A. J. Greimas and the Triangular Approach of Ana Mae Barbosa. At all times we are interacting with images presented in different types of support - billboards, electronic boards, screens, books, magazines. We see a great transformation in the ways of interacting with other people, of sharing what we are experiencing and this has been done, mainly, through imagery productions.When reflecting on how much we are involved in the images, it is important to invest in an education that is concerned with the visual. We have long been concerned with verbal literacy and today we see a need to define the basis for reading the visual, as we are immersed in a strongly visual culture. Bringing these creations for discussion in a teacher training course is of great relevance since today children are increasingly interacting with imagery through new technologies and education needs to problematize the meaningful effects of these creations .The corpus of research analysis involved four objects: Marilda Castanha's book of children's literature, " A quatro mãos"; an audiovisual production of the television media, "Astronauta", from Itaú; the cartoon "Gravity Falls: Dipper and Mabel contra o futuro"; and the Arjan Martins art work "O Triângulo do Atlântico entre tempos distópicos". Each of these genres of productions is present in the lives of both teachers and children. At first, the productions were described and analyzed trying to understand the effects of meaning that the relations between their elements and languages make possible. Then, a focus group was formed with students of a degree in Pedagogy, with which we held four meetings in which each of them was presented one of the productions for reading. A questionnaire / script was prepared for each of the productions in order to provide and encourage reading. In a third moment, the readings of the productions realized by the researcher were made with the readings made by the students of the focal group. The analyzes showed a great interest of the students in the reading of images, as well as in the construction of meanings from the elements present in the productions and in their experiences.The elaborated questionnaire / script was very pertinent in challenging the students to problematize what they were seeing. The conclusions pointed out that, in launching this challenge, that is, to problematize the reading of images so that both the teacher reads and enables reading activities of images to his students, we seek to contribute to an education that focuses the visual language. At the end of this research, we believe that some subsidies have been created, both for teachers who work in the training of graduates in Pedagogy, and those who work in basic and elementary education, so that they can provide the reading of images in the daily life of their students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeacher Trainingen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPedagogy.en
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectVisual Art Education in Pedagogyen
dc.subjectSemiótica discursivapt_BR
dc.subjectReading Imagesen
dc.subjectDiscursive Semioticsen
dc.title(Re)pensando as artes visuais na formação do pedagogo : estratégias para a leitura de imagenspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001106254pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples