Formação docente para a educação inclusiva : fragilidades e potencialidades expressas pelos licenciados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Fecha
2019Nivel académico
Maestría
Tipo
Materia
Resumo
A presente dissertação objetiva analisar as potencialidades e fragilidades do percurso formativo dos egressos na formação de licenciaturas da UFRGS para a docência com alunos de inclusão escolar. Seleciona-se como lentes teóricas as noções de formação para a docência escolar e os processos de (in)exclusão na perspectiva da formação e exercício da docência. Utilizou-se como metodologia de pesquisa a análise documental e a aplicação de um questionário de autoria própria elaborado com o intuito de ...
A presente dissertação objetiva analisar as potencialidades e fragilidades do percurso formativo dos egressos na formação de licenciaturas da UFRGS para a docência com alunos de inclusão escolar. Seleciona-se como lentes teóricas as noções de formação para a docência escolar e os processos de (in)exclusão na perspectiva da formação e exercício da docência. Utilizou-se como metodologia de pesquisa a análise documental e a aplicação de um questionário de autoria própria elaborado com o intuito de produzir dados a respeito de seus percursos formativos na graduação com vistas à formação docente, em especial para a educação inclusiva, e no exercício profissional da docência. O questionário foi aplicado através de mensagens de correio eletrônico aos licenciados das 15 licenciaturas da UFRGS entre 2012/1 e 2016/2 na modalidade presencial. Este grupo de sujeitos totalizou o universo de 1655 egressos, para os quais foi obtida a participação de 483 egressos, ou 29,8% do grupo pesquisado. Os resultados mostram que, embora classifiquem de forma positiva a sua formação para a docência, avaliam-na como insuficiente para a inclusão escolar, o que se conclui ocorrer pela complexidade da formação e pela transversalidade do conhecimento para além de uma única Atividade de Ensino dedicada à temática. Ressaltam os estudantes a importância de mais atividades práticas durante a formação, o que se apresenta de forma crescente nos currículos e tende a aumentar a partir da entrada em vigor até 2020 da Resolução 02/2015 do CNE/CP que estabelece as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior de professores. Conclui-se que, ainda que sejam oferecidas poucas disciplinas destinadas ao estudo dos processos inclusivos, os egressos idealizam o seu curso como suficiente para a completude da sua formação docente, sem mencionar a necessidade de uma formação continuada que os permita qualificar constantemente o seu processo de formação para o exercício profissional na Educação Básica. ...
Abstract
This dissertation aims to analyze potentialities and weaknesses in the graduates’ formative process from UFRGS undergraduate teacher education courses for teaching school inclusion students. School teaching training and inclusion/exclusion processes in the perspective of teacher education are selected as theoretical lenses for this work. A self-elaborated a document analysis and a questionnaire which has been designed to produce data concerning about their especially aimed at inclusive educatio ...
This dissertation aims to analyze potentialities and weaknesses in the graduates’ formative process from UFRGS undergraduate teacher education courses for teaching school inclusion students. School teaching training and inclusion/exclusion processes in the perspective of teacher education are selected as theoretical lenses for this work. A self-elaborated a document analysis and a questionnaire which has been designed to produce data concerning about their especially aimed at inclusive education and professional training teaching courses in undergraduate education is used as a research methodology. The questionnaire was applied by email to graduates of 15 undergraduate teacher education UFRGS in person courses between 2012/1 and 2016/2. Out of 1655 alumni, 483 or 29.8% of graduates participated. The results show that, although they positively rate their education for teaching, evaluate it as insufficient for scholar inclusion, which can be concluded by the complexity of knowledge for beyond a single Activity Teaching dedicated to the theme. Graduates emphasize the importance of more practical activities during their formation, which is increasingly present in the curricula and tends to be intensified with the compliance, until 2020, with the CNE/CP Resolution, which establishes the new National Curriculum Guidelines for initial formation in academic higher level teachers. In conclusion, although few graduation modules focus on the study of inclusive processes, graduates idealize their course as sufficient for the completion of their teacher education, without mentioning the need for continued education to allow them to continuously qualify their formation process for professional practice of Basic Education. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (7479)Educación (2504)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License