• English
    • Español
    • Português (Brasil)
Repositório Digital
  • Navegar
    • Coleções e comunidades
    • Ano
    • Autor
    • Título
    • Assunto
    • Tipo
  • Sobre
    • Apresentação
    • Estatísticas gerais
    • Instruções aos autores
    • Política
    • Ajuda
  • Contato
  • Ajuda
UFRGS
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Entrar
A-AA+
Navegação Química em Rede Nacional - ProfQui por Data do documento 
  •   Lume inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas na UFRGS
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Química em Rede Nacional - ProfQui
  • Navegação Química em Rede Nacional - ProfQui por Data do documento
  • Lume inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas na UFRGS
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Química em Rede Nacional - ProfQui
  • Navegação Química em Rede Nacional - ProfQui por Data do documento
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Navegação Química em Rede Nacional - ProfQui por Data do documento

Ordenado por:

Ordenar:

Resultados:

Resultados 1-20 de 29

  • Título
  • Data do documento
  • data de submissão
  • Ascendente
  • Descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • Diagnóstico de dificuldades de aprendizagem relacionadas ao estudo da estequiometria com alunos do ensino médio da rede pública estadual do rio grande do sul e proposta de estratégia didática 

      Fernandes, Rochele da Silva (2019) [Dissertação]
      Muitos alunos do Ensino Médio apresentam baixo desempenho nos conceitos de Estequiometria. Este desempenho também desencadeia um baixo rendimento na disciplina de Química e, consequentemente, baixo rendimento no curso, ...
    • Análise da construção de conhecimento teórico e prático : elaboração de atividades experimentais investigativas 

      Zanella, Jéssica Inês (2019) [Dissertação]
      Este trabalho propõe a reformulação de atividades práticas padronizadas, em formato de roteiro detalhado para torná-las atividades experimentais investigativas, ancoradas na investigação científica. Pretende-se estabelecer ...
    • Abordando a poluição hídrica com estudantes do ensino médio por meio de uma sequência didática 

      Lima, Lisiane de Brida (2019) [Dissertação]
      Este trabalho tem o objetivo de apresentar uma sequência didática sobre o tema gerador “água” versando sobre fontes de poluição hídrica a alunos do ensino médio. A razão do desenvolvimento da atividade centra-se na necessidade ...
    • A soja como tema interdisciplinar para a aprendizagem de conceitos químicos 

      Freddi, Junior Alessandro (2019) [Dissertação]
      Esta dissertação é resultado do Mestrado Profissional em Química em rede nacional (PROFQUI/UFRGS). No referencial teórico estão contempladas as questões: pedagógica na qual define-se a Situação de Estudo (SE), metodológica ...
    • Raios-x e radioterapia : uma oficina temática para abordar conceitos de radiações e radioatividade no ensino médio na perspectiva da contextualização 

      Gonzatto, Elenice Felimberti (2020) [Dissertação]
      O presente trabalho tem como objetivo abordar de forma contextualizada o conteúdo de Radiações e Radioatividade por meio da proposição metodológica de uma Oficina Temática intitulada “O uso da radiação na medicina: Raios-X ...
    • Contextualização no ensino de química : estudando a tabela periódica e os elementos metálicos através de uma sequência didática com a temática alimentação 

      Kapelinski, Tatiana Maria (2020) [Dissertação]
      Este trabalho apresenta a elaboração e aplicação de um produto educacional, desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional– PROFQUI-UFRGS, linha de pesquisa Química da vida. A proposta é ...
    • Conteúdos cordiais no ensino de química : o café, a erva-mate e a cafeína em uma abordagem humanizada 

      Vargas, Tayná de Paula Reis (2020) [Dissertação]
      O consumo do café iniciou na região da atual Etiópia por cabras que ingeriam os frutos e as folhas de uma planta até então desconhecida. Já o uso da espécie vegetal ervamate, começou pelos índios guaranis antes da chegada ...
    • Termoquímica em quadrinhos : uma ferramenta didática para o ensino de conceitos químicos abordados no nível médio 

      Garcia, Thiago Antonio Valdez (2020) [Dissertação]
      Os estudantes, além de aprenderem os conteúdos no contexto escolar, também podem aprender no contexto de seu cotidiano. Alguns termos, como por exemplo, calor, têm significados distintos quando comparados os conceitos ...
    • Unidade temática sobre poluição atmosférica : uma estratégia baseada em metodologias ativas para o Ensino Médio 

      Rossetto, Gislaine Penha (2020) [Dissertação]
      A Química, geralmente, vem sendo apresentada de forma puramente teórica e superficial, como algo que se deve memorizar e que não se aplica a diferentes aspectos da vida cotidiana. Em contrapartida, estudar Química Ambiental ...
    • Nanotecnologia como tema para abordagem dos conteúdos de estrutura atômica e propriedades dos materiais 

      Maria, Geni dos Santos (2020) [Dissertação]
      A presente dissertação apresenta resultados da investigação realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rosa, no curso noturno, utilizando estratégia de experimentação com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade ...
    • Plantas medicinais e estereoisomeria no ensino médio : uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativa 

      Rockenbach, Lara Colvero (2020) [Dissertação]
      Este trabalho apresenta a elaboração e aplicação de um produto educacional desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – PROFQUI-UFRGS, linha de pesquisa Química da vida. A proposta é ...
    • Repolhômetro e fotorrepolhômetro : phmetros de baixo custo para uso no ensino médio 

      Silva, Josoe Borba da (2020) [Dissertação]
      Um dispositivo tecnológico, capaz de medir o pH de produtos químicos diversos, foi associado a uma sequência didática e utilizado no ensino contextual de ácidos, bases e pH para alunos do ensino médio. A primeira versão ...
    • Produção de “vídeo-lista” como ferramenta de apoio à aprendizagem de estequiometria 

      Santos, Sabrina Stefanie dos (2020) [Dissertação]
      O conteúdo de Estequiometria, estudado na disciplina de Química durante o ensino médio (EM), geralmente é visto pelos estudantes como uma matéria de difícil aprendizagem. Isso pôde ser observado através da minha experiência ...
    • Elaboração de uma unidade temática sobre termoquímica no ensino de química 

      Livramento, Gisele do (2020) [Dissertação]
      Este trabalho aborda a elaboração e validação de um Produto Educacional no formato de uma unidade temática (UT) sobre termoquímica, voltada para o Ensino Médio. A opção por esta temática se deu em virtude da atuação ...
    • O ensino de química através do aplicativo “química na mão - cinética : uma apostila interativa ao alcance do aluno 

      Antler, Mayara (2021) [Dissertação]
      Estudos indicam que alunos apresentam dificuldades de aprendizagem no estudo de Cinética Química. As atuais demandas de ensino e aprendizagem consideram as tecnologias digitais, acessíveis a professores e alunos, como ...
    • A utilização das ciências forenses como estratégia de ensino de funções orgânicas 

      Carniel, Maikeli (2021) [Dissertação]
      Este trabalho, aborda sobre uma perspectiva teórico-prática como as aulas de química orgânica podem apresentar conteúdos significativos aos estudantes, motivando-os a participação ativa e, consequentemente, a uma aprendizagem ...
    • Elementos terras raras, lixo doméstico e água potável : propostas para o ensino de química no novo ensino médio 

      Lamb, Rosaura Krasuski (2021) [Dissertação]
      Com a crescente discussão sobre as causas ambientais, a Educação Ambiental tem função essencial na construção do conhecimento com olhar crítico e com base cientifica para o entendimento correto do que ocorre no entorno, ...
    • Desenvolvimento de habilidades cognitivas por meio de uma sequência de aulas experimentais investigativas de química orgânica no ensino médio 

      Barboza, Darléia Alessandra Posser (2021) [Dissertação]
      Este estudo relata uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI da UFRGS, que teve como objetivo investigar as habilidades cognitivas desenvolvidas pelos ...
    • Proposta de uma sequência didática para o ensino da termoquímica no contexto da aprendizagem significativa 

      Machado, Dioni de Mello (2021) [Dissertação]
      Este trabalho apresenta a proposta de uma Sequência Didática (SD) para o ensino da Termoquímica como produto educacional para o Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI/UFRGS). A linha de ...
    • Hormônios sexuais e química : uma proposta para o ensino de química orgânica 

      Brigo, Carla Marinice Bonhardt (2021) [Dissertação]
      Na sociedade do conhecimento e da tecnologia, é preciso repensarmos o papel da escola, mais especificamente em relação as metodologias de ensino aprendizagem, pois o ensino de química se depara com inúmeros objetos de ...

      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      Entre em contato
      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      UFRGS
       

       

      Sobre o LumeApresentaçãoEstatísticas geraisInstruções aos autoresPolíticaAjuda

      Navegar

      Todo o repositórioColeções e comunidadesAnoAutorTítuloAssuntoTipoEsta coleçãoAnoAutorTítuloAssuntoTipo

      Minha conta

      EntrarCadastro

      Compartilhar

      Facebook
      Twitter
      LinkedIn
      E-mail

      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      Entre em contato
      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      UFRGS