Navegação Química em Rede Nacional - ProfQui por Data do documento
Resultados 21-26 de 26
-
Sequência didática para o ensino de Cinética Química : uma perspectiva investigativa e experimental usando podcast em busca da aprendizagem significativa
(2022) [Dissertação]A Cinética Química, no ensino médio, muitas vezes, é tratada de forma memorística de mera aplicação de fórmulas. O que se nota na maioria dos livros didáticos são os conceitos trabalhados dentro do aspecto empírico e ... -
A química do parto humano : uma abordagem temática para o ensino de química
(2022) [Dissertação]A escola, como espaço de formação cidadã e de disseminação de informações, deve estar atenta às demandas da sociedade atual. Para tanto, é preciso que os professores de Química pensem em propostas pedagógicas considerando ... -
Uma sequência didática para o ensino de soluções
(2022) [Dissertação]O processo de ensino e aprendizagem em Química é considerado, muitas vezes, um grande desafio para vários docentes que convivem com as dificuldades enfrentadas pelo aluno, uma vez que o seu conteúdo é caracterizado pelo ... -
A temática “açúcares” no ensino e aprendizagem de química orgânica e bioquímica por intermédio de aplicativo educacional
(2022) [Dissertação]Esta pesquisa aborda a inserção do assunto açúcares como tema gerador para a problematização de especificidades da química orgânica e bioquímica no ensino médio. As abordagens possuem a EAN (educação alimentar e nutricional) ... -
Experimentos investigativos de química com materiais alternativos : desenvolvimento de um e-book e avaliação da aprendizagem no ensino médio
(2022) [Dissertação]A presente pesquisa, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI da UFRGS, teve como objetivo desenvolver um produto educacional na forma de e-book voltado para professores de ... -
Realidade aumentada no ensino de química : proposta de uma sequência didática para o ensino de ligações iônicas e covalentes na primeira série do ensino médio
(2023) [Dissertação]Os estudantes frequentemente se deparam com leis e conceitos altamente abstratos na química e precisam estabelecer conexões entre esses conceitos e os fenômenos observados, destacando a importância da capacidade de ...