Navegação Química em Rede Nacional - ProfQui por Título
Resultados 14-29 de 29
-
Plantas medicinais e estereoisomeria no ensino médio : uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativa
(2020) [Dissertação]Este trabalho apresenta a elaboração e aplicação de um produto educacional desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – PROFQUI-UFRGS, linha de pesquisa Química da vida. A proposta é ... -
Polímeros no Ensino de Química : do natural ao sintético
(2023) [Dissertação]Este estudo relata uma pesquisa desenvolvida dentro do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI no Polo Regional da UFRGS, e teve como objetivo buscar possibilidades que auxiliem os docentes ... -
Produção de “vídeo-lista” como ferramenta de apoio à aprendizagem de estequiometria
(2020) [Dissertação]O conteúdo de Estequiometria, estudado na disciplina de Química durante o ensino médio (EM), geralmente é visto pelos estudantes como uma matéria de difícil aprendizagem. Isso pôde ser observado através da minha experiência ... -
Proposta de uma sequência didática para o ensino da termoquímica no contexto da aprendizagem significativa
(2021) [Dissertação]Este trabalho apresenta a proposta de uma Sequência Didática (SD) para o ensino da Termoquímica como produto educacional para o Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI/UFRGS). A linha de ... -
A química das abelhas : uma oficina temática para revisão de conceitos de química orgânica
(2023) [Dissertação]Esta investigação teve como objetivo elaborar, aplicar e avaliar uma oficina temática com ênfase no assunto “abelhas”, visando a revisão de alguns conteúdos da Química Orgânica abordada no ensino médio. A oficina temática, ... -
A química do parto humano : uma abordagem temática para o ensino de química
(2022) [Dissertação]A escola, como espaço de formação cidadã e de disseminação de informações, deve estar atenta às demandas da sociedade atual. Para tanto, é preciso que os professores de Química pensem em propostas pedagógicas considerando ... -
Raios-x e radioterapia : uma oficina temática para abordar conceitos de radiações e radioatividade no ensino médio na perspectiva da contextualização
(2020) [Dissertação]O presente trabalho tem como objetivo abordar de forma contextualizada o conteúdo de Radiações e Radioatividade por meio da proposição metodológica de uma Oficina Temática intitulada “O uso da radiação na medicina: Raios-X ... -
Realidade aumentada no ensino de química : proposta de uma sequência didática para o ensino de ligações iônicas e covalentes na primeira série do ensino médio
(2023) [Dissertação]Os estudantes frequentemente se deparam com leis e conceitos altamente abstratos na química e precisam estabelecer conexões entre esses conceitos e os fenômenos observados, destacando a importância da capacidade de ... -
Repolhômetro e fotorrepolhômetro : phmetros de baixo custo para uso no ensino médio
(2020) [Dissertação]Um dispositivo tecnológico, capaz de medir o pH de produtos químicos diversos, foi associado a uma sequência didática e utilizado no ensino contextual de ácidos, bases e pH para alunos do ensino médio. A primeira versão ... -
Sequência didática para o ensino de Cinética Química : uma perspectiva investigativa e experimental usando podcast em busca da aprendizagem significativa
(2022) [Dissertação]A Cinética Química, no ensino médio, muitas vezes, é tratada de forma memorística de mera aplicação de fórmulas. O que se nota na maioria dos livros didáticos são os conceitos trabalhados dentro do aspecto empírico e ... -
Uma sequência didática para o ensino de soluções
(2022) [Dissertação]O processo de ensino e aprendizagem em Química é considerado, muitas vezes, um grande desafio para vários docentes que convivem com as dificuldades enfrentadas pelo aluno, uma vez que o seu conteúdo é caracterizado pelo ... -
A soja como tema interdisciplinar para a aprendizagem de conceitos químicos
(2019) [Dissertação]Esta dissertação é resultado do Mestrado Profissional em Química em rede nacional (PROFQUI/UFRGS). No referencial teórico estão contempladas as questões: pedagógica na qual define-se a Situação de Estudo (SE), metodológica ... -
A temática “açúcares” no ensino e aprendizagem de química orgânica e bioquímica por intermédio de aplicativo educacional
(2022) [Dissertação]Esta pesquisa aborda a inserção do assunto açúcares como tema gerador para a problematização de especificidades da química orgânica e bioquímica no ensino médio. As abordagens possuem a EAN (educação alimentar e nutricional) ... -
Termoquímica em quadrinhos : uma ferramenta didática para o ensino de conceitos químicos abordados no nível médio
(2020) [Dissertação]Os estudantes, além de aprenderem os conteúdos no contexto escolar, também podem aprender no contexto de seu cotidiano. Alguns termos, como por exemplo, calor, têm significados distintos quando comparados os conceitos ... -
Unidade temática sobre poluição atmosférica : uma estratégia baseada em metodologias ativas para o Ensino Médio
(2020) [Dissertação]A Química, geralmente, vem sendo apresentada de forma puramente teórica e superficial, como algo que se deve memorizar e que não se aplica a diferentes aspectos da vida cotidiana. Em contrapartida, estudar Química Ambiental ... -
A utilização das ciências forenses como estratégia de ensino de funções orgânicas
(2021) [Dissertação]Este trabalho, aborda sobre uma perspectiva teórico-prática como as aulas de química orgânica podem apresentar conteúdos significativos aos estudantes, motivando-os a participação ativa e, consequentemente, a uma aprendizagem ...