Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBecker, Fernandopt_BR
dc.contributor.authorPaludo, Conceiçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-10-12T03:55:35Zpt_BR
dc.date.issued1988pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200703pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação teve como objetivo geral, contribuir na reflexão da Educação enquanto prática de libertação. A problemática colocada envolve as implicações para a práxis político-pedagógica do professor no processo de ensino, que decorrem da forma como o professor expressa, na atuação pedagógica, as relações entre a prática e a teoria. A partir dos dois projetos para o conjunto da sociedade transformador e conservador - situei o contexto global da problemática, recuperando e elaborando análises que estabelecem as relações entre a sociedade, o sistema educacional, as concepções e tendências da Educação, o papel do professor e as frentes de luta. O procedimento posterior foi a elaboração de um estudo de campo. Selecionei duas universidades, o curso de Pedagogia e as disciplinas de Psico1ogia Educaciona1. No tota1, observei e analisei a ação pedagógica de quatro professores, em quatro diferentes disciplinas, durante 85 horas/aula. A coleta de dados centrou-se nos seguintes aspectos: planejamento, introdução da disciplina, seleção de conteúdo, avaliação, método de trabalho, técnicas aplicadas, atitudes dos alunos, relação entre professor e aluno e direção da dinâmica dos trabalhos. No procedimento de análise dos dados, refleti sobre as concepções educacionais expressas na prática pedagógica (bancária e libertadora) e nas suas relações com o projeto político-pedagógico e o projeto político global para o conjunto da sociedade. A seguir, centrei a análise no processo de conhecimento. Verifiquei que seguia duas perspectivas básicas: a de construção/ reconstrução e a de transmissão/reprodução. Esta última realizava o movimento reflexivo que ia do teórico para o teórico e do teórico para o prático. A primeira, de forma diversa, seguia a lógica prática-teoria-prática. A partir destes, inferi um quarto movimento possível que ia da prática para a prática. Ao refletir sobre a relação entre o processo de conhecimento e o projeto político-pedagógico, constatei que a perspectiva, na linha da construção e reconstrução, é transformadora. Ao verificar as implicações do processo de conhecimento, na perspectiva de construção, para o ensino da Psicologia Educacional, inferi que tais implicações são generalizáveis para o processo de ensino. A principal conclusão a que chego, no final do estudo, é de que há a necessidade da formulação, por parte dos professores, de uma estratégia político-pedagógica, que tenha como centro a concepção metodológica de ensino, norteada pela lógica prática-teoria-prática.pt_BR
dc.description.abstractThe general of this paper isto provide some aid to the discussion of Education as a practice for liberation. The set of problems presented here, comprises implications for teachers' political-pedagogical "prãxis" whichdependon the way they express relationschips between practice and theory through their pedagogical actuation.Startin from both projects - transformative and the conservative ones to the society as a whole, we have described the general context of that set, in arder to recover and work up analyses which could establish relationschips among society, educational system, concepts and tendencies in education teacher's roles and "struggle fronts".The next procedure was to elaborate a field study. We have selected two universities, the pedagogy college and courses of Educational Psichology. In this way we could observe and analyse the pedagogical action of four teachers in four different courses during 85 hours of class. We have data collection on the following aspects:planning, introduction to the course, content selection, evaluation, methods, techniques, students' attitudes, relationship-between teacher and students, and management of activities dynamic. In the phase of data analysis, we have examined educational concepts expressed through pedagogical practice (conservative or transformative) and througt its relationships with the political-pedagogical project and the global political project to the society as a whole. Afterwards, we have focused our analysis on the process of knowledge, and verified it follows tho basic perspectives: one of building/re-building, and one of transmission/reproduction. The latter refers to a reflexive movement from theory towards theory and then from theory to practice. Unlikely, the first one follows a "practice-theory-practice" logic. From both movements, we have been led to the fourth movement one from practice to practice. By analysing the relationship beween the process of knowledge and the political-pedagogical project, we could verify that the "Building/re-building" perspective is transformative. By verifying knowl edge process implications from "building" viewpoint for Educational Psychology teaching, we could infer such implications are extensive to teaching process. Our main conclusion is the need of structuring a political pedagogical strategy- by teachers-based on the methodological concept of teaching and by "practice-theory-pratice" logic.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação políticapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleTeoria na práxis político-pedagógica do professorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000158769pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1988pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples