O desafio de pensar a História : uma experiência com a produção de vídeos
Visualizar/abrir
Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Outro título
The challenge of thinking history : an experience with video production
Assunto
Resumo
Este é o resultado de uma experiência que articulou ensino de História e produção audiovisual com uma turma do nono ano do ensino fundamental de uma escola pública em Caxias do Sul-RS. Utilizou-se a produção de vídeos como metodologia ativa em sala de aula, colocando os estudantes na situação de sujeitos de seu processo de aprendizagem. Nesse contexto, eles tiveram a missão de pesquisar, planejar, produzir e editar vídeos, envolvendo conhecimentos da História do século XX, dando enfoque às guer ...
Este é o resultado de uma experiência que articulou ensino de História e produção audiovisual com uma turma do nono ano do ensino fundamental de uma escola pública em Caxias do Sul-RS. Utilizou-se a produção de vídeos como metodologia ativa em sala de aula, colocando os estudantes na situação de sujeitos de seu processo de aprendizagem. Nesse contexto, eles tiveram a missão de pesquisar, planejar, produzir e editar vídeos, envolvendo conhecimentos da História do século XX, dando enfoque às guerras mundiais e aos regimes totalitários. O objetivo principal foi proporcionar condições para a construção de saberes históricos indispensáveis para o exercício da cidadania e, juntamente, a descoberta da utilização consciente e ética das tecnologias. O trabalho com produção de vídeos também proporcionou a exploração de novas linguagens na escola, agregando de forma significativa na formação escolar dos sujeitos envolvidos. Abordagens teóricas e relato das práticas na escola são abordados no texto, mostrando os desafios, avanços e as perspectivas que marcaram o processo de produção de vídeos. ...
Abstract
This is the result of an experience that articulated teaching of History and audiovisual production with a class from the ninth grade of a public school in Caxias do Sul. Video production was used as an active methodology in the classroom, placing students in the situation of subjects in their learning process. In this context, they had the mission of researching, planning, producing and editing videos involving knowledge of the history of the twentieth century, focusing on world wars and total ...
This is the result of an experience that articulated teaching of History and audiovisual production with a class from the ninth grade of a public school in Caxias do Sul. Video production was used as an active methodology in the classroom, placing students in the situation of subjects in their learning process. In this context, they had the mission of researching, planning, producing and editing videos involving knowledge of the history of the twentieth century, focusing on world wars and totalitarian regimes. The main objective was to provide conditions for the construction of historical knowledge indispensable for the exercise of citizenship, and together the discovery of the conscious and ethical use of technologies. The work with video production also allowed the exploration of new languages in the school, adding in a significant way in the school formation of the subjects involved. Theoretical approaches and report of the practices in the school are approached in the text, showing the challenges, advances and perspectives that marked the process of video production. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License