Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFavaretto, Fernandopt_BR
dc.contributor.authorDornelles, Jônatas Herrmannpt_BR
dc.date.accessioned2019-10-12T03:55:29Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200693pt_BR
dc.description.abstractEste é o resultado de uma experiência que articulou ensino de História e produção audiovisual com uma turma do nono ano do ensino fundamental de uma escola pública em Caxias do Sul-RS. Utilizou-se a produção de vídeos como metodologia ativa em sala de aula, colocando os estudantes na situação de sujeitos de seu processo de aprendizagem. Nesse contexto, eles tiveram a missão de pesquisar, planejar, produzir e editar vídeos, envolvendo conhecimentos da História do século XX, dando enfoque às guerras mundiais e aos regimes totalitários. O objetivo principal foi proporcionar condições para a construção de saberes históricos indispensáveis para o exercício da cidadania e, juntamente, a descoberta da utilização consciente e ética das tecnologias. O trabalho com produção de vídeos também proporcionou a exploração de novas linguagens na escola, agregando de forma significativa na formação escolar dos sujeitos envolvidos. Abordagens teóricas e relato das práticas na escola são abordados no texto, mostrando os desafios, avanços e as perspectivas que marcaram o processo de produção de vídeos.pt_BR
dc.description.abstractThis is the result of an experience that articulated teaching of History and audiovisual production with a class from the ninth grade of a public school in Caxias do Sul. Video production was used as an active methodology in the classroom, placing students in the situation of subjects in their learning process. In this context, they had the mission of researching, planning, producing and editing videos involving knowledge of the history of the twentieth century, focusing on world wars and totalitarian regimes. The main objective was to provide conditions for the construction of historical knowledge indispensable for the exercise of citizenship, and together the discovery of the conscious and ethical use of technologies. The work with video production also allowed the exploration of new languages in the school, adding in a significant way in the school formation of the subjects involved. Theoretical approaches and report of the practices in the school are approached in the text, showing the challenges, advances and perspectives that marked the process of video production.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistoryen
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectCitizenshipen
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectVídeopt_BR
dc.subjectActive methodologyen
dc.subjectTecnologia virtualpt_BR
dc.subjectTechnologiesen
dc.subjectAssistive technologyen
dc.titleO desafio de pensar a História : uma experiência com a produção de vídeospt_BR
dc.title.alternativeThe challenge of thinking history : an experience with video productionen
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001103860pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples