Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLeite, Denise Balarine Cavalheiropt_BR
dc.contributor.authorGenro, Maria Elly Herzpt_BR
dc.date.accessioned2019-10-12T03:55:13Zpt_BR
dc.date.issued2000pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200681pt_BR
dc.description.abstractEste estudo buscou descobrir rupturas e inovações, produzidas pelos sujeitos participantes dos movimentos sociais na universidade. Seu foco foi centrado nos movimentos docentes e dos técnicos administrativos inseridos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - ADUFRGS e ASSUFRGS. Foram reconstruídas a gênese e a história recente destes movimentos. As representações dos sujeitos atuantes politicamente foram coletadas através de entrevistas, de suas práticas políticas, resgatadas através de observações, durante a greve das universidades públicas brasileiras, no ano de 1998. A compreensão da realidade investigada foi construída através de processos de análises e sínteses do material coletado, focando principalmente as representações dos sujeitos. Destas representações três principais categorias foram criadas: Cidadania Participativa, Cidadania Prepositiva e Movimentos Sociais como espaço educativo inovador. Nesta perspectiva, a ênfase foi a dimensão individual, social e política da cidadania, resgatando o conceito de práxis na ação política, inserida nos movimentos sociais na universidade como uma possibilidade de ampliação da liberdade humana.pt_BR
dc.description.abstractThis study tried to find out the rupturas and innovations produced by participants of social movements in the University. lt was centered on professors and technical-administrative civil servants' associations inside the Federal University of Rio Grande do Sul. These associations are named ADUFRGS and ASSUFRGS. The genesis and recent history of these movements were reconstructed. The social representations of politically active individuais were collected through interviews and their political practices were rescued through observations during the Brazilian University's strike of 1998. The understanding of the searched reality was built through analysis and synthesis processes' of the collected material, focusing mainly on the individuais' representations. From that, three main categorias were created: Participative Citizenship, Propositive Citizenship and Social Movements as innovative and educativa space for the practice of the Citizenship. On this perspectiva, emphasis was given to Individual, Social and Political dimensions of the Citizenship, rescueing the praxis concept in the political acting inside the University Social Movements as a possible process to the broadness of human's freedom.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUniversityen
dc.subjectMovimentos sociaispt_BR
dc.subjectSocial movementsen
dc.subjectCitizenshipen
dc.subjectlnnovationen
dc.titleMovimentos sociais na universidade : rupturas e inovações na construção da cidadaniapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000269437pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2000pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples