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dc.contributor.advisorMartini, Rosa Maria Filippozzipt_BR
dc.contributor.authorZaslavsky, Alexandrept_BR
dc.date.accessioned2019-10-12T03:54:46Zpt_BR
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200657pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo refere-se a uma investigação qualitativa voltada à formação da competência ético-discursiva. O referencial teórico é a Teoria da Ação Comunicativa, de Jürgen Habermas, e sua Ética do Discurso. A pesquisa foi desenvolvida de forma participante, visando as condições para a prática discursiva, ou seja, para a assunção de papéis dialógicos. Uma importante dificuldade foi a resistência, apresentada por grande parte dos alunos, em participar destas práticas. Para lidar com esta resistência, foi adotada, ao modo de uma pragmática empírica, a reconstrução racional das condições contextuais para o discurso prático. As interações crítico-terapêuticas, orientadas à simetria, foram utilizadas como procedimento geral das aulas. O problema principal foi a compreensão do sentido da totalidade das interações em relação à formação da competência ético-discursiva. Os sujeitos da investigação pertencem a uma turma de III ciclo do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de educação, de Porto Alegre, tendo, em média, 14 anos de idade. A pesquisa foi realizada em minhas próprias aulas na referida escola, onde atuo como professor de Filosofia. Os dados foram coletados através de registros em um diário de campo e de trabalhos produzidos pelos alunos.O movimento progressivo entre aulas e planejamentos pôde ser descrito como uma espiral reconstrutiva. As reconstruções possibilitaram uma interpretação da referência contextual normativa das interações educativas. Esta interpretação apontou para um sentido instrumental, constituído por uma pré-compreensão de um professor enérgico, de um aluno passivo e de uma interação, muitas vezes, obscurecedora da referência ao mundo subjetivo. A teoria habermasiana da colonização do mundo da vida pode, em parte, subsidiar uma compreensão desta restrição às interações comunicativas na educação. Considerou-se que, além da colonização, a vulnerabilidade humana, própria das interações comunicativas, intensifica-se em conseqüência da exclusão social. A investigação enfatiza a colonização do mundo da vida, o agravamento da vulnerabilidade humana e a utilização do método reconstrutivo, que possibilita tematizá-las, como contribuições ao campo de estudos da formação da competência ético-discursiva.pt_BR
dc.description.abstractThis study carries out a qualitative research that focuses the formative process of ethical-discoursive competence. The main theoretical approach is Jürgen Habermas' Theory of Communicative Action and his procedural discoursive ethics. As a participative research, it was developed through the possibility of performing dialogical roles. A prior difficulty of this research was the resistance of a great number of the students in participating of discoursive practices. In order to deal with this resistance, the research proceeds on the rational reconstruction of the contextual conditions, as empirical pragmatics, to perform practical discourses. Therapeutical-critics, an interaction way, was used as the class procedure oriented to simmetry. The main problem was how to understand the meaning of the interactions as a whole related to the formative process of ethicaldiscoursive competence. The investigation subjects belong to a fourteen year-old third cycle class of an elementary school from the municipality of Porto Alegre. This research took place in my own Philosophy classes in the school mentioned above. A field diary was used to collect the data, as well as the students own work. The progress between classes and planning were described as a reconstructive spiral. The reconstruction allowed an interpretation of the normative context references. This interpretation pointed to an instrumental sense, constituted by a pre-comprehension of a vigorous teacher, a passive student and an interaction, many times, obscuring the subjective world. The habermasian conception of life world colonization could be a way of understanding this restriction to education communicative interaction. It is considered that, beyond colonization, human vulnerability, associated to communicative interactions, gets worse as a consequence of social exclusion. The research emphasizes the colonization of the life world, the high significance of vulnerability and the use of the reconstructive method, that allows it approach, as a contribution to the field of the formative process of an ethical-discoursive competence.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectEthical-discursive competenceen
dc.subjectCompetênciapt_BR
dc.subjectFormative processen
dc.subjectEmpirical pragmaticsen
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectTeoria da ação comunicativapt_BR
dc.subjectHabermas, Jürgen, 1929-pt_BR
dc.titleConversando a gente se entende? : sugestões para uma proposta escolar de formação da competência ético-discursiva : um estudo de casopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000397498pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2003pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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