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dc.contributor.advisorSaldanha, Louremi Ercolanipt_BR
dc.contributor.authorScheibe, Ledapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-12T03:54:04Zpt_BR
dc.date.issued1978pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200620pt_BR
dc.description.abstractO Curso de Estudos Sociais – Licenciatura de 1º Grau da UFSC, foi avaliado através da coleta de opiniões de seus participantes, com vistas à detecção das causas de descontentamento verificado empiricamente e à obtenção de subsídios para tomada de decisões a respeito do curso. O curso foi criado a partir da Resolução nº 08/71 do CFE, que regulamentou a fixação e amplitude do “núcleo comum” nos currículos plenos do ensino de 1º e 2º graus, e da Indicação nº 23/73, que dispõe sobre os cursos de licenciatura da área de Educação Geral, visando atender a proposições da Lei nº 5.692/71, ainda não plenamente implantadas em Santa Catarina. Com base na literatura científica disponível, adotou-se para seleção das variáveis do estudo o “Paradigma para Análise de Ensino”, de MARQUES (1973, 1977). Um questionário único de levantamento de opiniões foi aplicado aos diferentes grupos de participantes do curso; para a tabulação, análise e interpretação dos dados, foram empregadas técnicas de estatística descritiva. Variáveis referentes ao contexto sócio-cultural, objetivos educacionais, organização do ensino, inter-relacionamento pessoal, procedimento de ensino, implementação, acompanhamento e controle, e resultados, foram classificadas como pobres; características dos alunos e realimentação, como insuficientes; e desempenho dos professores, como satisfatória. Tais resultados demonstram que o curso avaliado apresenta pronunciado distanciamento do padrão ideal utilizado, e o estudo detalhado dos diversos objetivos permitiu que se apontassem recomendações para uma eventual reformulação do curso. O paradigma utilizado foi considerado eficiente, pelo seu aspecto multidirecional, e a utilização de um questionário único para todos os respondentes parece influir no índice de omissões mas, pela pluralidade, que daria validade aos juízos emitidos. Alguns temas para estudo e debate são sugeridos ao final do estudo.pt_BR
dc.description.abstractThe Social Studies Course - Licenciate Course, 1st degree of the Santa Catarina Federal University (UFSC) was evaluated through the opinions of its participants. The aims of the study were to detect the causes of a discontentment empirically observed among the participants, and to obtain data for the making of decisions about the course. The course was created on the grounds of Resolution nº 08/ 71 from the Federal Education Council (CFE), wich ruled out the fixation and the extent of the "common nucleus", in the teaching curricula for the 1st and 2nd degrees, and on the basis of indication nº 23/73, wich disposes about all the courses and licenciate courses of the "General Education" area. It was shaped in conformity to the proposals of Law n9 5.692/71, wich were not implemented in the Santa Catarina State, up to now. The "Paradigm for the Analysis of Teaching" (MARQUES, 1973; 1977) was adopted for the selection of the research variables, on the grounds of the previously studied scientific literature. A sole model of questionaire for the gathering of opinions was applied to the different groups participanting of the course. Descriptive statistical techniques were used for the tabulation, analysis and intrepretation of the data. The variables relating to sacio-cultural context, educational objectives, teaching organization, personal interaction, teaching procedures, implementation, attendance and control, and results, were classified as poor; students characteristics and feedback, as insufficient; and teachers performance, as satisfactory. These results show that the evaluated course is quite distant from the ideal standard used ; the detailed study for these objectives allowed some suggestions for an eventual reformulation on the course. The used Paradigm was considered efficient, for its multidirectional character. The utilization of a sole questionnaire for all the respondents seems to affect the omission index, but, because of the plurality, would give more effectiveness to the judgements. At the end of the paper, some subjects are suggested for studying and discussion.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUniversidade Federal de Santa Catarinapt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectEnsino de primeiro graupt_BR
dc.titleAvaliação do curso de estudos sociais-licenciatura de 1. grau da Universidade Federal de Santa Catarina, através da opinião de seus participantespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000150725pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1978pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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