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dc.contributor.advisorPillar, Analice Dutrapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Vera Lucia Bertoni dospt_BR
dc.date.accessioned2019-10-12T03:53:53Zpt_BR
dc.date.issued2000pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200608pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho busca compreender a construção do conhecimento teatral na infância, considerando, por um lado, a evolução da atividade simbólica de caráter espontâneo da criança e, por outro, os modelos tradicionais de ensino do teatro adotados na educação infantil institucional, como aspectos opostos a concorrerem para esse processo. A perspectiva que esta pesquisa adota identifica-se com as abordagens contemporâneas do ensino do teatro, concebido como um sistema de conhecimento, e í~laciona a s;.~a prática à postura construtivista. Na medida em que o enfoque teórico predominante nas análises realizadas é a epistemologia genética, apresenta-se, além dos aspectos gerais dessa teoria, um estudo detalhado enfocando as relações entre a atividade lúdica e a construção do conhecimento, bem como as implicações pedagógicas da contribuição de Piaget, relacionadas ao problema central que motivou o trabalho de campo. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo etnográfico, optando-se pela modalidade de estudo de caso, sendo o local escolhido para a coleta dos dados uma Instituição de educação infantil localizada na cidade de Porto Alegre. Os dados foram obtidos através de entrevistas com crianças (entre 3 e 6 anos de idade) e as suas respectivas professoras, mediante a intervenção direta da pesquisadora. A análise dos dados revelou aspectos do processo de desenvolvimento do pensamento das crianças investigadas e permitiu conhecer a natureza dos obstáculos que a ação pedagógica significa à prática dos jogos simbólicos coletivos, que, conforme Piaget, tenderiam a evoluir para a elaboração teatral. Conclui-se que o teatro, da maneira em que é praticado na escola investigada, subordina-se a objetivos utilitários e disciplinadores (no sentido coercitivo) e vincula-se a concepções de ensino que não condizem com os ideais de educação contemporâneos. Esses aspectos indicam a falta de conhecimento a respeito das relações de continuidade entre o jogo simbólico e a representação cognitiva, entendida neste trabalho como um problema que atinge a educação infantil como um todo, comprometendo seriamente a base de um projeto pedagógico que se pretenda envolvido na construção de sujeitos autônomos.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this study is to discuss and understand the construction of theatrical knowledge in childhood, considering, on one side, the evolution of the symbolic spontaneous activities of the child and, on the other, the traditional approach to the teaching of theatre in institutional infantile education, both appropriated as two opposed aspects in concurrenced to the process. The perspectiva of the research is clearly identified with the contemporary methods of theatre teaching - this conceived as a system of knowledge - and relates its praticas to a constructivist postura. Since the theoretical predominant focus obtained analyses is the genetical epistemology,illustration will follow on the general aspects of this theory as well as on the particular relationship between play activities and the construction of knowledge, as well as pedagogical implications on Piaget's contribution as related to the central problem of the study itself. A qualitativa ethnografical research was held, the mode of study of case being chosen to be implanted on an educational institution of Porto Alegre. The survey and ali its data were the result of interviews with whildren (of from 3 to 6 years old) and their respectiva teachers, the researcher herself being in direct and frontal intervention. The analysis of the obtained data unveiled, with considerable clarity, the ways and peculiar meanders of the development of the thinking process of the interviewed children and enhanced the evaluation of the nature of the hardships and difficulties that pedagogical action can bring to the practice of symbolic colective play that, according to Piaget, would (otherwise) normally tend to grow toward theatrical elaboration. lt is possible to conclude that theatre in school, as is being exercised in this institution, subordinates itself to utilitary and coerciva disciplinary objectives that have nothing in common with the ideais of contemporary education, let alone the flatly demonstrated notion of its lack of knowledge about the relations of continuity between symbolic play and cognitiva representation. A problem to be faced that hits and hurts school-childhood education as a whole, seriously damaging the very plexus of a pedagogical project that should be aimed at the construction ou autonomous individuais.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPiaget, Jean, 1896-1980pt_BR
dc.subjectEducação artísticapt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEpistemologia genéticapt_BR
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_BR
dc.titleA estética do faz-de-conta : práticas teatrais na educação infantilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000272358pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2000pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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