Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGandin, Luis Armandopt_BR
dc.contributor.authorSoares, Iuri Correapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-10T03:50:19Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200423pt_BR
dc.description.abstractEsta tese apresenta uma pesquisa inserida na sociologia da educação musical, promovendo a intersecção entre os campos do currículo e da educação musical. A Música tem sido considerada como uma disciplina de baixa valorização na escola. O objetivo da pesquisa foi compreender como ocorre a atribuição de status às disciplinas escolares no contexto da escola, com foco na Música, pelas professoras e professores. Status de uma disciplina escolar é definido como a posição mais ou menos valorada, ou prestigiada, que a disciplina ocupa na escola. O campo empírico compreendeu 19 escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, nas quais era oferecida aula de Música no currículo regular. A coleta de dados ocorreu em duas etapas. Na primeira, foi solicitado a professoras/es de duas escolas que apontassem sinais que indicassem que uma disciplina era mais valorizada que outras, respondendo a duas questões abertas de um questionário. Foram obtidas 29 respostas e esses sinais foram analisados, categorizados e geraram 20 indicadores de status. A partir destas respostas, Português e Matemática foram apontadas como disciplinas de alto status e Música como disciplina de baixo status. Um novo questionário foi então desenvolvido e aplicado em 19 escolas, dessa vez obtendo 254 respondentes. Este segundo questionário testou o grau de influência de cada indicador de status para a atribuição de alto status para Português e Matemática e de baixo status à Música. A análise descritiva dos dados desse questionário produziu um índice, chamado Grau de Influência de Status, permitindo um ordenamento de indicadores, de acordo com seu grau de influência. Utilizando a análise relacional (APPLE, 2006), a teoria do dispositivo pedagógico (BERNSTEIN, 1996a) e a noção de campo (BOURDIEU, 2004) como método e aporte teórico, a pesquisa concluiu que, no âmbito das escolas pesquisadas, as professoras e professores atribuem status às disciplinas escolares com base em 20 indicadores de status. Desses, nove tiveram influência acima da média tanto para o alto status de Português e Matemática quanto para o baixo status de Música, o que indica sua relevância no processo. A análise identificou três categorias de ações presentes neste grupo de nove indicadores: as ações fora da escola (ocorrem em contexto externo à escola), as ações locais (ocorrem no âmbito da escola) e as reações (não se configuram em tomadas de decisão) e sugere que as ações fora da escola são as que geram as influências que mais impactam na atribuição de status às disciplinas escolares nas escolas pesquisadas. Os dados também permitiram sugerir um modelo de análise da atribuição do status às disciplinas na escola, considerando as três categorias de ações como os principais vetores nesse processo e identificando sua rede de influências. Além disso, a análise identificou um processo hegemônico em curso na definição dos parâmetros utilizados pelas/os respondentes para definir o que vale como sinal de status de uma disciplina na escola.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation presents a study in the field of Sociology of Music Education and proposes an intersection between School Curriculum and Music Education fields of research. Music has been considered a low-value subject in school. This research aims to understand how status attribution to school subjects occurs in the context of schools, by teachers, focusing on Music. School subject status is defined as the more or less valued or prestigious position that a subject occupies in the school. The empirical field comprised 19 primary schools of the Municipal Educational System of Porto Alegre, a city in the Southern region of Brazil, in which music education was available in the regular curriculum. There were two occurrences of data collection. First, teachers in two schools were asked to point out signs that indicated a subject was more valued than others in the school by completing a questionnaire with two open questions. Twenty-nine teachers responded and these signs were analyzed and then transformed into 20 status indicators. In these responses, Portuguese and Mathematics were ranked as high status and Music was ranked as low status. A new questionnaire was then developed and distributed to 19 schools and 254 responses were received. This second questionnaire tested the degree of influence of each status indicator on both the high status of Portuguese and Mathematics, as well as the low status of Music. Descriptive analysis of data produced an index, called Degree of Influence on Status (DIS), and provided a ranking of indicators, according to DIS for each subject. By using relational analysis (Apple, 2006), pedagogical device theory (Bernstein, 1996a) and the notion of field (Bourdieu, 2004) as both method and theoretical approach, the research concluded that, within the scope of the surveyed schools, teachers attribute status to school subjects based on 20 status indicators. Among these, nine were ranked with influence above of the average for both high status of Portuguese and Mathematics and low status of Music, which indicates their relevance in the process. The analysis identified three categories of actions in this group of nine indicators. The first one refers to out-of-school actions (decisions made out of school context); the second comprises local actions (decisions made within the school), and the third refers to reactions (actions which are not decision-making). It is suggested that out-of-school actions generate the influences that most impact status attribution to the school subjects in the surveyed schools. A theoretical model for analyzing status attribution to the subjects in school is also suggested, considering those three categories of actions as the main vectors in this process and identifying its network of influences. Additionally, the analysis identified an ongoing hegemonic process in defining the parameters used by respondents to determine what counts as a sign of school subject status.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectMusic Education in Schoolen
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectSociology of Music Educationen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectStatus of School Subjecten
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleO status da disciplina música no cúrriculo escolarpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001102988pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples