Transições cotidianas nos modos de ser e de viver dos bebês e crianças bem pequenas na creche
dc.contributor.advisor | Carvalho, Rodrigo Saballa de | pt_BR |
dc.contributor.author | Piva, Luciane Frosi | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-04T03:48:52Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/200123 | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir das contribuições do campo de estudos da Pedagogia da Infância, esse trabalho apresenta o resultado da pesquisa referente ao estudo das transições cotidianas que ocorrem com bebês e crianças bem pequenas na creche. Nesse contexto, no âmbito da pesquisa proposta, conceitualmente, as transições cotidianas são entendidas como aprendizagens socioculturais que exigem e/ou geram mudanças na vida de bebês e crianças bem pequenas no contexto institucional. Isso quer dizer que são aprendizagens relativas aos modos como as crianças lidam com o tempo, habitam o espaço, se relacionam com os seus pares e utilizam artefatos partilhados socialmente durante a jornada na creche. Tendo em vista o exposto, os objetivos da investigação foram: a) conhecer sobre os modos de ser e de viver dos bebês e crianças bem pequenas em relação a como a creche organiza os tempos, os espaços, os materiais e os grupos; b) compreender os processos das transições cotidianas vivenciadas pelos bebês e crianças bem pequenas na creche; c) mapear quais transições cotidianas as crianças vivem nesse contexto; d) discutir como podemos, por meio da participação guiada, estruturar e apoiar as aprendizagens decorrentes das transições cotidianas. Metodologicamente, foi desenvolvida uma pesquisa com dez crianças com idades entre 0 e 2 anos, por um período de seis meses, em uma turma de uma Escola Municipal de Educação Infantil da região metropolitana de Porto Alegre (RS). Tendo em vista a geração dos dados da pesquisa, foram utilizadas as seguintes estratégias metodológicas: observação, registro em diário de campo e registro fotográfico e fílmico. A partir da leitura do material empírico, gerado por meio do trabalho de campo, foram definidas as seguintes unidades analíticas: a) a responsividade dos anúncios docentes como estrutura e suporte das transições cotidianas; b) a transição cotidiana dos deslocamentos dos bebês e crianças bem pequenas no interior da creche; c) a transição cotidiana dos cuidados pessoais de bebês e crianças bem pequenas. Em relação aos anúncios docentes do que irá ocorrer durante o cotidiano na creche, foi possível constatar que tal ação pedagógica respeita as temporalidades das crianças, gerando bem-estar e segurança nos processos de transição cotidiana. No que diz respeito à unidade analítica referente aos deslocamentos das crianças na creche, foi possível evidenciar como o planejamento dos tempos, espaços e materiais e a organização das crianças em grupos contribuem para que elas habitem os espaços a partir de ações autônomas. Por sua vez, a partir das análises empreendidas em relação à unidade dos cuidados pessoais, referentes aos modos como as crianças aprendem a realizar as ações de lavar as mãos, limpar o nariz, trocar fralda, escovar os dentes e descansar, foi possível constatar que elas se constituem em complexas aprendizagens socioculturais na vida das crianças. Por fim, como decorrências das análises empreendidas na pesquisa, são declarados os direitos dos bebês e das crianças bem pequenas de viver transições cotidianas exitosas na creche, a partir de mediações docentes qualificadas. | pt_BR |
dc.description.abstract | From the contributions coming from the Childhood Pedagogy field, this paper presents the results of the research concerning the study of daily transitions which occur with babies and infants in the day care center. In this context, within the scope of the proposed research, conceptually, daily transitions are understood as sociocultural learnings that demand and/or bear changes in the lives of babies and very small children in this institutional context. This means that these are learnings on the ways children deal with time, how they inhabit space, how they relate to their pears and how they use socially shared artifacts during day care journey. In the view of the proposed ideas, the objectives of the investigation were: a) knowing about the ways of being and living of babies and infants in relation to how the day care center organizes time, spaces, materials and groups; b) understanding the processes of the daily transitions experienced by babies and infants in the day care center; c) mapping which daily transitions children live in this context; d) discussing how we can, through guided participation, structure and support learnings resulting from daily transitions. Methodologically, a research with ten children aged 0 to 2 years old was developed, during a period of six months, in a class of a Municipal School of Early Childhood Education in the metropolitan region of Porto Alegre (RS). In order to generate the research data, the following methodological strategies were used: observation, recording in field journal, photographic register and film recording. From the reading of the empirical material, generated through the field work, the following analytical units were defined: a) the responsiveness of teaching announcements as a structure and as support of daily transitions; b) the daily transition of the shifts of babies and infants inside the day care center; c) the daily transition of the personal care of babies and infants. Regarding the teaching announcements of what would happen during the daily life in the day care center, it was possible to verify that such pedagogical action respects the children’s temporalities, generating well-being and security in the process of daily transition. Concerning the analytical unit referent to the displacements of children in the day care center, it was possible to foreground how the planning of time, spaces and materials and the organization of the children within groups contribute for them to inhabit the spaces from autonomous actions. Whereas, from the analyses carried out in relation to the personal care unit, referring to the ways children learn to perform the actions of washing their hands, cleaning their nose, changing their diapers, brushing their teeth and resting, it was possible to verify that they happen in complex sociocultural learning in children’s life. At last, as a result of the analyses undertaken in the research, the rights of babies and infants to live successful day-to-day transitions in the day care center are declared, based on qualified teacher mediations. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Child education | en |
dc.subject | Day care center | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Babies | en |
dc.subject | Bebê | pt_BR |
dc.subject | Creche | pt_BR |
dc.subject | Infants | en |
dc.subject | Daily transitions | en |
dc.subject | Day-to-day | en |
dc.subject | Sociocultural learning | en |
dc.subject | Guided participation | en |
dc.title | Transições cotidianas nos modos de ser e de viver dos bebês e crianças bem pequenas na creche | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001102401 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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