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dc.contributor.advisorSilveira, Rosa Maria Hesselpt_BR
dc.contributor.authorEvangelista, Lázaro de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-04T03:48:14Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200101pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho traz a síntese de uma pesquisa qualitativa, de inspirações etnográficas, realizada em um Terreiro de Umbanda no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul - Brasil. Esta pesquisa está localizada no campo dos Estudos Culturais em Educação e teve como objetivo geral compreender de que modos o Povo de Santo tem conseguido, através de suas cosmovisões e Pedagogias Culturais, manter suas identidades e garantias dos seus direitos de “ser/estar” na sociedade brasileira com seus saberes e religiosidade. Para relacionar o campo de estudo com o objetivo da pesquisa, este trabalho articulou conceitos de Pedagogias Culturais, fortalecimento identitário, Pedagogia de Acolhimento, Resistências, buscando evidenciar conceitos que produziram as seguintes questões de pesquisa: Como as Religiões Afro-brasileiras têm garantido suas sobrevivências físicas e epistemológicas numa sociedade onde se intensifica o acirramento da intolerância religiosa? Quais têm sido as pedagogias e estratégias de resistência adotadas pelo Povo de Santo que contribuem neste processo de resiliência? Adicionalmente, este trabalho reabre o debate sobre temáticas já conhecidas, porém que permanecem atuais à medida que a sociedade vem se modificando. Os temas principais são relacionados ao racismo, à intolerância religiosa, ao legado africano no Brasil e às Religiões Afro-brasileiras como loci mantenedores destes saberes e pedagogias. Os resultados revelados nesta incursão são os modos que as Religiões Afro-brasileiras atuam como loci onde a pluralidade é respeitada de forma equânime em um país que as assimetrias sociais se acentuam.pt_BR
dc.description.abstractThe present work is the synthesis of a qualitative research of ethnographic inspirations realized in a Terreiro de Umbanda (an Afro-Brazilian Religion) the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul - Brazil. This research is located in the field of Cultural Studies in Education and it had as general objective of the incursion to understand in what ways Afro-Brazilian followers have achieved, through their worldviews and Cultural Pedagogies, to maintain their identities and guarantee the rights to "being" "In Brazilian society with its knowledge and religiosity. In order to articulate the field of research with the objective of the same, this study articulated concepts of Cultural Pedagogies, identity strengthening, Reception Pedagogies and resistances and sought to highlight these concepts by generating research questions: How Afro-Brazilian Religions have guaranteed their physical survival and epistemological in a society where the intensification of religious intolerance intensifies? What have been the pedagogies and strategies of resistance adopted by the Afro-Brazilian Religons Followers that contribute in this process of resilience? In addition, this work reopens the debate on topics already known, but they remain current as society changes. The main themes are related to racism, religious intolerance, the African legacy in Brazil and Afro-Brazilian Religions as lóci maintainers of these knowledges and pedagogies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReligião afro-brasileirapt_BR
dc.subjectReception Pedagogyen
dc.subjectCultural Studiesen
dc.subjectEstudos culturaispt_BR
dc.subjectIdentityen
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectCultural Pedagogiesen
dc.subjectAfro-Brazilian Religionsen
dc.titleReligião de Matriz africana / afro-brasileira : lócus de resistência, acolhimento e educação.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001102404pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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